Vaires-sur-Marne – Encerrando suas participações na Paralimpíada de Paris-2024, as brasileiras Mari Santilli e Aline Furtado disputaram a prova do KL3 200m da paracanoagem na manhã deste domingo (08). Elas não passaram pela semifinal e tiveram que disputar a final B. Mari terminou na 11ª colocação geral, enquanto Aline foi a 12ª.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Mari Santilli competiu na primeira série semifinal do KL3, destinado a atletas que usam braços, tronco e pernas. Ela ficou em quinto lugar, com 54s98. Apenas as três primeiras se classificaram para a decisão. A líder da bateria foi a alemã Felicia Laberer, com 48s59, enquanto a húngara Nikoletta Molnar foi a última classificada com 50s62.
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
- Zebra na Superliga: Goiás bate o Praia Clube por 3 a 2
Já Aline Furtado de Oliveira, que fez sua estreia paralímpica na capital francesa, também ficou em quinto lugar na segunda série semifinal, com o tempo de 52s66. A britânica Hope Gordon foi a primeira colocada da bateria com 48s82, seguida pela polonesa Katarzyna Kozikowska (49s38) e pela italiana Amanda Embriaco (49s94).
Com o desempenho, as duas brasileiras foram encaminhadas à final B, que aconteceu poucas horas depois no Estádio de Vaires-sur-Marne. Na prova, que define o posicionamento do 9º ao 12º lugar, Mari foi a terceira colocada, enquanto Aline ficou em quarto lugar. Assim, elas terminaram em 11 e em 12º lugar, respectivamente.
Esta foi a terceira participação paralímpica de Mari Santilli, que também esteve na Rio-2016 e em Tóquio-2020. Ela tem 46 anos e é de Curitiba (PR). Além do KL3, a paranaense também disputou o VL3 em Paris-2024, em que terminou em sexto lugar na final. Já Aline, estreante em Paralimpíadas, é de Natal e tem 41 anos.