PARIS – O último dia dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 começou bem cedo. Por volta das 8h do horário parisiense, Edneusa Santos deu a largada para a disputa da maratona. Neste domingo (8), Edneusa completou os 42km na 7ª posição. Contudo, subiu dois lugares por conta da desclassificação de duas corredoras.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, Edneusa Santos chegou com boas chances de medalha em Paris. No ranking mundial da sua classe nesta temporada, Edneusa aparecia como terceira colocada com a marca de 3h01min23 feitos em março deste ano na cidade de Barcelona.
- Carol Meligeni é eliminada no quali do WTA 125 de Cáli
- Thiago Wild encerra temporada para operar hérnia inguinal
- Kauê Willy conquista medalha de bronze em Viña del Mar
- Bárbara e Carol chegam ao Rio na liderança do ranking mundial
- Brasil se vinga da Colômbia e é campeão Sul-Americano Sub-21
Nos primeiros 20km prova, Edneusa ocupava a sexta colocação. A brasileira tinha uma distância de cerca de oito minutos para a líder da prova, a marroquina Fatima Eldrissi. Na altura dos 35km, a diferença para a líder aumentou para 16 minutos e da terceira colocada, a espanhola Elena Congost, ficou em 10 minutos. Ela ainda perdeu uma posição antes de fechar em 7º lugar com 3h17min40s.
O pódio da maratona T12 feminina dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 terminou com dobradinha do Marrocos no pódio. Liderando desde o início e batendo o recorde mundial com 2h48min36s, Fatima Eldrissi levou a medalha de ouro. Sua compatriota Meryem En-Nourhi ficou com a prata.
Bronze retirado de espanhola
Medalhista de bronze, Elena Congost, da Espanha, acabou desclassificada após o fim da prova. Ela e seu guia protagonizaram uma linda cena na linha de chegada. Sem forças para correr, o guia contou com a ajuda de Congost para concluir a prova. Nesse momento, a corda que liga os dois acabou caindo, assim descumprindo a regra da prova e desclassificando a corredora.
A chinesa Shanshan He, que também terminou à frente de Edneusa Santos, sofreu a mesma punição. Dessa forma, a brasileira subiu duas colocações e fechou com o quinto lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. A japonesa Misato Michishita levou o bronze no lugar da espanhola.
Maratona T54
Diferentemente de Edneusa, Aline Rocha e Vanessa Cristina não apareciam no top-3 do ranking da maratona T54. Entretanto, as duas atletas estavam bem colocadas entre as 10 melhores com as 5ª e 6º posições, respectivamente.
Na corrida deste domingo, Aline e Vanessa se mantiveram brigando pelo top-10 na maior parte da prova. Após completarem os primeiros 21km, ocupavam a 9º posição (Aline) e 11ª posição (Vanessa). Elas permaneceram nessas colocações até pouco perto do fim da prova, quando Vanessa subiu para o 10º lugar e Aline para o 8ºlugar.