8 5
Siga o OTD

Quadro de medalhas

Sem ouro, Brasil fecha o 8º dia de competições no Top-8 no quadro

Brasil chega ao 62ª pódio, nesta quinta-feira (5), mas cai posições no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024

Quadro de medalhas, Brasil, paris-2024, jogos paralímpicos
Wanna Brito - Crédito: Wander Roberto/CPB

Não teve medalha de ouro para o Brasil neste oitavo dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta quinta-feira (5), o país subiu ao pódio cinco vezes e passou de 60 medalhas no total. Foram três pratas na natação, um bronze no goalball e um bronze no judô.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Ao todo, o Brasil soma 62 medalhas, sendo 15 ouros, 18 pratas e 29 bronzes nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Assim, o país ocupa a 8ª colocação geral, atrás somente de China, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Holanda, França, Itália e Ucrânia. Os chineses continuam disparados na liderança, com 165 medalhas, sendo 73 de ouro, 55 de prata e 37 bronzes. Nesta quarta-feira, Itália e Ucrânia passaram o Brasil na classificação geral.

+Confira o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024

Natação em destaque

A natação brasileira garantiu mais três medalhas nesta quinta-feira. Duas delas com atletas que já apareceram no pódio mais de uma vez em Paris-2024. A imparável Maria Carolina Santiago segue fazendo história na capital francesa. Com a prata nos 100m peito SB12, ela chegou à quinta medalha nesta edição das Paralimpíadas e a sua décima contando com a participação de Tóquio-2020.

Talisson Glock é outro brasileiro com a carreira recheada de pódios paralímpicos. Hoje, ele conquistou a sua oitava medalha em Jogos Paralímpicos, com a prata nos 100m livre S6. Talisson chegou na metade da prova na 5ª colocação, porém conseguiu galgar posições nos últimos 50 metros e terminou em 2º, com 1m05s27.

O dia também resevou a estreia de Cecília Araújo no pódio de Paris-2024. A brasileira repetiu o feito de Tóquio-2020 e levou a prata nos 50m livre S8. Ela terminou o percurso em 30s31, atrás apenas da britânica Alice Tai, que anotou 29s91.

Judô estreia com medalha

Rosi Andrade pulando em comemoração à medalha paralímpica no judô em Paris-2024

A potiguar Rosicleide Andrade conquistou a primeira medalha do judô brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Depois de uma campanha de uma vitória e uma derrota nas fases preliminares, Rosi derrotou a argentina Rocio Ledesma na disputa pelo terceiro lugar da categoria até 48kg J1 (atletas cegas) e conquistou o bronze.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Goalball se despede com um bronze

O Brasil esteve em duas disputas por medalha no goalball nesta quinta-feira. No feminino, a seleção brasileira perdeu para a China por 6 a 0 e encerrou a participação em Paris-2024 em 4º lugar. Por sua vez, o time masculino triunfou diante dos chineses por 5 a 3 e garantiu o bronze, sendo o quarto pódio paralímpico consecutivo na categoria.Por fim, Quadro de medalhas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Quadro de medalhas