Siga o OTD

Paris 2024

Brasil vai disputar três bronzes no primeiro dia do judô paralímpico

Rosi Andrade, Elielton Oliveira e Thiego Marques vão lutar por medalha na estreia do judô em Paris-2024

Rosi Andrade segura judogi da adversária durante luta no judô paralímpico em Paris-2024
Rosi Andrade, de judogi branco, e Suvd-Edene Togtokhbayar, de azul, estão de pé na imagem, durante a luta. A brasileira segura as mangas do kimono, enquanto a mongol pega na gola (Foto: Wander Roberto/CPB)

Paris – O Brasil vai disputar três bronzes no primeiro dia do judô paralímpico em Paris-2024. Rosicleide Andrade (48kg J1), Elielton Oliveira (60kg J1) e Thiego Marques (60kg J2) superaram as fases preliminares, e chegaram na disputa por medalhas, que acontece ainda nesta quinta-feira (05), a partir das 11h (horário de Brasília), na Champ-de-Mars Arena. Larissa Oliveira (57kg J1), por outro lado, parou na repescagem.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Dos três judocas brasileiros, a única que chegou até a semifinal foi Rosi Andrade. Como a categoria até 48kg J1 (atletas cegas) tinha oito atletas inscritas, ela iniciou sua trajetória nas quartas de final e superou a mongol Suvd-Edene Togtokhbayar, com dois waza-ari. Já na semifinal, a brasileira acabou derrotada pela ucraniana Nataliya Nikolaychyk. Rosi tinha um waza-ari de frente, mas sofreu imobilização e perdeu.

Líder do ranking mundial em seu peso, Rosi Andrade agora enfrentará a argentina Rocio Ledesma por uma medalha. O duelo será o primeiro da sessão das finais desta sexta-feira, ou seja, exatamente às 11h pelo horário de Brasília. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Rosi tem 26 anos de idade é estreante em Jogos Paralímpicos, buscando seu primeiro pódio.

Brasileiros superam repescagem

Elielton Oliveira, de judogi branco, é projetado por atleta argelino de azul no judô da Paralimpíada de Paris-2024
Elielton Oliveira, de judogi branco, tenta entrada sobre Abdelkader Bouamer, de azul. O brasileiro aparece ao fundo, enquanto o argelino está a frente da imagem. Os dois têm um pé no solo e outro no ar, executando movimentos do judô. Bouamer tem a mão esquerda na gola de Elielton (Foto: Wander Roberto/CPB)

Os outros três brasileiros que entraram em ação no dia perderam nas quartas de finais e precisaram passar pela repescagem. Vice-líder do ranking mundial da categoria até 60kg J1, Elielton Oliveira sofreu revés diante do argelino Abdelkader Bouamer, número oito do mundo, logo em sua estreia. Ele venceu o tailandês Vitoon Kongsuk e o português Miguel Vieira e avançou para a disputa do bronze, onde enfrentará o indiano Kapil Parmar.

Também pela categoria até 60kg, mas na classe J2 (atletas com baixa visão), Thiego Marques foi outro a estrear e cair nas quartas de final. Ele perdeu para o sul-coreano Lee Minjae, por ippon. O atleta do Palmeiras fez apenas uma luta na repescagem, em que derrotou o espanhol Luis Daniel Gavilan. Lutando pelo bronze, o paraense duelará contra o argelino Ishak Ouldkouideri. Tanto Thiego quanto Elielton lutam por suas primeiras medalhas paralímpicas.

Lari Oliveira é sétima colocada

Por fim, Larissa Oliveira perdeu na repescagem e terminou sua estreia paralímpica em sétimo lugar na categoria até 57kg J1. Ela estreou nas oitavas de final, vencendo a espanhola Maria Manzanero, por ippon. Nas quartas, acabou derrotada pela canadense Priscilla Gagne e teve que ir para a repescagem. Por lá, perdeu para a uzbeque Uljon Amrieva com um belo ippon, quando o duelo estava empatado em waza-aris.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paris 2024