Agenda do dia 5 de setembro – Jogos Paralímpicos de Paris-2024
O oitavo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece nesta quinta-feira, dia 5 de setembro. O Brasil estará presente em nove modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação, judô, halterofilismo e goallball.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Estreia do judô
Terceiro esporte que mais medalhas trouxe ao país na história do megaevento, o judô fará a sua estreia em Paris-2024 nesta quinta-feira. Ao todo, o país tem 25 pódios na modalidade, sendo cinco ouros (quatro conquistados pelo paulista Antônio Tenório e um pela paulista Alana Maldonado), nove pratas e 11 bronzes. Vale lembrar que Alana estará competindo na capital francesa.
Quatro judocas do Brasil entram em ação nos tatames amanhã: A potiguar Rosicleide Andrade luta na categoria até 48kg J1 (cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância). Em seguida, vem a paraense Larissa Oliveira na categoria até 57kg J1 e o amazonense Elielton Oliveira na categoria até 60kg J1. Por fim, o paraense Thiego Marques luta pela categoria até 60kg J2 (atletas que conseguem definir imagens). As eliminatórias começam às 5h (de Brasília), e as finais estão marcadas para 11h (de Brasília).
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Natação com campeã na água
A nadadora pernambucana Carol Santiago volta à piscina da Arena La Défense, nesta quinta-feira (5) em busca de sua sétima medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Em Paris-2024, a brasileira conquistou três ouros e uma prata, além de se tornar a mulher brasileira com mais ouros na história das Paralimpíadas. Carol irá disputar a prova dos 100m peito da classe SB12 (deficiência visual), na qual foi campeã em Tóquio-2020.
O Brasil disputará um total de seis provas (categorias). Dentre os nadadores do dia que brigarão por medalhas além de Carol Santiago, Talisson Glock aparece como um dos principais destaques. O catarinense já subiu ao pódio duas vezes em Paris-2024, nos 200 m medley SM6 e no revezamento 4×50 m livre 20 pts. Agora, Talisson entra em ação nos 100m livre S6, ao lado dos compatriotas Gabriel Melone e Daniel Mendes.
Samuel Oliveira (50m livre S5), Lucas Mozela (200m medley SM9), Vitória Ribeiro e Cecília Araújo (50m livre S8) e a equipe brasileira do Revezamento 4×50 medley – 20 pontos também pretendem brigar por um lugar no pódio desta quinta-feira.
Atletismo em peso
O dia será com agenda cheia no atletismo e com o Brasil disputando medalhas em várias provas. Serão ao menos três finais, além de outras três modalidades que contarão com brasileiros nas disputas classificatórias. Entre as decisões garantidas estão: Marivana Oliveira (arremesso de peso F35); Julyana Cristina da Silva (arremesso de peso F57) e Alessandro Silva (lançamento de disco F11).
- Franca bate dupla carioca antes de duelos diretos pela ponta
- “Noite de natal” fecha primeiro turno (e o ano) no NBB com 6 jogos
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
- Suzano faz 3 a 0, entra no G8 e define quartas da Copa Brasil
- Lorena assina com Kansas City Current e vai jogar na NWSL
Para ficar de olho na agenda
Vai ter Brasil contra a Argentina nesta quinta-feira! Pela semifinal do futebol de cegos masculino, a seleção brasileira enfrentará os hermanos em busca de manter a hegemonia na modalidade. Isso porque o Brasil ganhou o ouro em todas as edições do futebol de cegos já disputadas em Jogos Paralímpicos: Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. A partida acontece às 15h (de Brasília).
Tem disputa por medalha no goalball. Por lá, o Brasil faz a decisão pelo bronze no masculino e no feminino contra a China, às 8h15 e 10h (de Brasília), respectivamente.
Por fim, a seleçãobrasileira feminina de vôlei sentado entra em quadra para enfrentar os Estados Unidos, pela semifinal. O jogo será às 13h (de Brasília), na Arena Paris Norte. Bronze nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, no Rio 2016 e em Tóquio 2020, o Brasil tenta chegar em sua primeira final paralímpica. Agenda, por fim. porém, agenda. Por outro lado. Em seguida. Ademais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK