Siga o OTD

Paris 2024

Brasil cai para Ucrânia e vai jogar pelo bronze no goalball

Brasil perde de Ucrânia com quatro gols de Oliinyk e vai brigar por bronze no goalball masculino na Paralimpíada

Goalball masculino Foto: Alexandre Schneider/CPB
Foto: Alexandre Schneider/CPB

Paris – Não deu! O Brasil acabou superado na semifinal do goalball masculino e está fora da final em Paris-2024. Os brasileiros perderam da Ucrânia de 6 a 4 e agora vão tentar ir ao pódio na disputa do bronze. O destaque pelo lado ucraniano foi Vasyl Oliinyk, que marcou 4 gols, pelo lado brasileiro, Leomon Moreno converteu 3 gols.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

O jogo

O time titular começou com Leomon, Parazinhoe Emerson. Logo no primeiro lance, Anton Strelchyk conseguiu passar a defesa brasileira, mas logo Parazinho empatou no lance seguinte. Com falta cometida por Strelchyk, Leomon converteu gol e em menos de 1 minutos o placar já marcava 2 a 1 para os atuais campeões. Com muitas defesas, os ucranianos conseguiram empatar com o Vasyl Oliinyk e o mesmo conseguiu virada faltando pouco mais de 1 minuto e 30 para a final do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com André Dantas, Parazinho e Emerson. Após série de lances sem conversões, Oliinyk achou espaço novamente e marcou o quarto dele na partida. Leomon voltou para quadra a 6 minutos do fim e conseguiu diminuir placar em 4 a 3. Falta de Leomon consegue achar espaço novamente para empatar, mas logo comete falta e Oliinyk converte. O ucraniano consegue passar por defesa novamente e marca sexto gol. Parazinho então volta à quadra no lugar de Dantas, mesmo assim, insuficiente para virar partida, que terminou em 6 a 4.

Força da Ucrânia e estratégia sem efeito deixam Brasil fora da final

“Foi um jogo muito duro, muito intenso e eles foram felizes, né? Para um time ganhar o outro tem que perder e hoje, infelizmente, nós fomos o equipe que perdeu. Trabalhamos muito, mas também temos que reconhecer que eles foram muito bem. Sabemos que amanhã tem mais uma medalha em jogo e vamos descansar para amanhã entrar com foco na defesa o máximo possível, para assim chegar dentro de quadra e fazer o melhor que fizemos hoje e ser superior para levar essa medalha pra casa”, explicou Parazinho após derrota.

O treinador Jonatas Castro comentou a substituição de Leomon por André Dantas ainda no primeiro tempo e comentou sobre como a estratégia não teve sucesso. “A Ucrânia achou bem o tempo de bola para defender a bola do Leomon, então a gente tentou com que a André mudasse um pouco o padrão de arremesso. O plano era talvez ele voltar para o segundo tempo, mas aí o jogo foi se construindo de outra forma, a favor da Ucrânia, precisávamos utilizar outras estratégias planejadas para seguir o jogo”, analisou o técnico.

Os brasileiros são os atuais campeões paralímpicos, em Tóquio-2020 venceram na final a China. Em casa, o Brasil ficou com o bronze, enquanto Lituânia terminou com o ouro e os EUA com a prata. A disputa do bronze será no dia 5 de setembro, às 8h15 (horário de Brasília). O time enfrenta perdedor entre China e Japão.

Equipe feminina briga por final inédita

Já as mulheres querem ir para a decisão do ouro pela primeira vez. A equipe que conta com Ana Gabriely, Danielle Geovanna, Jéssica, Kátia e Moniza e vai enfrentar às 14h45 (horário de Brasília)na Arena Paris Sud 6 a forte Turquia pela vaga na final. As adversárias chegam à semi como atuais bicampeãs paralímpicas, mas as brasileiras chegam confiantes após vitória contra japonesas nas quartas de final e de terem empatado com as turcas na primeira rodada da Paralimpíada de Paris.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paris 2024