Siga o OTD

Paris 2024

Brasil vai disputar o quinto lugar no vôlei sentado masculino

Seleção derrotou a Ucrânia por 3 a 1 para vencer pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Paris. Último adversário do torneio será o Cazaquistão

Brasil vôlei sentado masculino jogos paralímpicos de Paris 2024 Paris
(Alessandra Cabral/CPB)

São Paulo – O Brasil venceu a primeira no vôlei sentado masculino dos Jogos Paralímpicos de Paris. Derrotou a Ucrânia por 3 a 1 em confronto realizado nesta terça-feira (3) na North Paris Arena. As parciais foram de 25/17, 25/22, 22/25 e 25/20. Com o resultado, a equipe se credencia para enfrentar o Cazaquistão na disputa pelo quinto lugar do torneio. O jogo será nesta quarta-feira (4), a partir das 15h (Brasília).

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

O jogo contra a Ucrânia fechou a fase de classificação do vôlei sentado masculino dos Jogos Paralímpicos de Paris. O Brasil ficou na terceira colocação do Grupo B com uma vitória e duas derrotas. O Irã ficou em primeiro, a Alemanha em segundo e a Ucrânia em quarto e último. No Grupo A, a Bósnia e Herzegovina terminou com a melhor campanha, seguida, pela ordem, por Egito, Cazaquistão e França. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais, os dois terceiros disputam o quinto lugar e os dois quartos brigam pela sétima posição.

Domínio quase total

O Brasil saiu na frente no primeiro set e chegou a abrir 7 a 3, mas os ucranianos reagiram e viraram no 8 a 7 forçando o treinador brasileiro a pedir um tempo. No retorno, a seleção brasileira “voltou pro jogo” e os times passaram a trocar pontos até o 10 a 10. O Brasil, então, abriu frente de novo até o 15 a 10 e não deixou mais os adversários se recuperarem.

Na segunda parcial quem escapou primeiro no placar foi a Ucrânia. Chegou a fazer 5 a 2, forçando novo pedido de tempo do Brasil. Novamente deu certo. A seleção buscou o empate no 8 a 8 e a virada no 13 a 12. Dali em diante, os brasileiros tomaram conta do marcador e abriram frente em mais de uma oportunidade. A Ucrânia reagiu em todas elas, menos na reta final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tropeço e vitória

O terceiro set foi dos ucranianos. Eles conseguiram uma vantagem de quatro pontos no 10 a 6 e, apesar das tentativas de reação do Brasil, não perderam a dianteira até o 20 a 20. Foi o último suspiro brasileiro na parcial. No quarto set, a seleção brasileira deu pouco espaço para a Ucrânia e disparou no placar. Na reta final os adversários tentaram se aproximar, mas sem sucesso.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024