Siga o OTD

Paris 2024

Brasil se vinga do Japão e briga por medalha no goalball feminino

Com dois gols de Jéssica Vitorino, seleção ganha a primeira partida nos Jogos de Paris para devolver a derrota na disputa pelo bronze em Tóquio e seguir atrás da inédita medalha

goalball feminino brasil japão paris 2024 jogos paralímpicos
(Wander Roberto/CPB)

São Paulo – O Brasil derrotou o Japão e se classificou para as semifinais do goalball feminino dos Jogos Paralímpicos de Paris. A seleção fez 2 a 0 nas asiáticas com dois gols de Jéssica Vitorino em partida disputada nesta terça-feira (3), na South Paris Arena 6, válida pelas quartas de final. As próximas adversárias saem do confronto entre a Turquia e a Coreia do Sul. Do outro lado da chave final estão China e Israel.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

A seleção feminina de goaball segue atrás da primeira medalha em Jogos Paralímpicos. Chegou perto em Tóquio-2020, mas perdeu o bronze justamente para o Japão em uma derrota por 6 a 1. Mais recentemente, em maio deste ano, as asiáticas voltaram a bater o Brasil em uma partida importante, desta vez por 3 a 2 pela grande final da tradicional Malmo Cup, disputada na Suécia.

Hora certa

Curiosamente foi apenas a primeira vitória do Brasil no goalball feminino dos Jogos Paralímpicos de Paris e a primeira derrota do Japão. Na fase de classificação, que antecedeu as quartas de final, a seleção brasileira perdeu duas e empatou uma, avançando como a quarta melhor do Grupo C. As japonesas, por outro lado, venceram as três e fecharam em primeiro do Grupo D.

goalball feminino brasil japão paris 2024 jogos paralímpicos
Jéssica marcou os dois gols do Brasil (Wander Roberto/CPB)

Jéssica Vitorino

O primeiro gol foi do Brasil, logo no primeiro lançamento do time. Jéssica Vitorino fez tudo. Defendeu o primeiro tiro do jogo, do Japão, e arremessou uma bola na paralela, rente ao limite da quadra, e colocou no cantinho direito das asiáticas, lambendo a trave. Dali em diante, até o final do primeiro tempo as defesas impuseram-se sobre os ataques e o placar não foi mais movimentado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No segundo tempo, Jéssica Vitorino ampliou a vantagem brasileira ao marcar a 7min40 do fim. Ela mandou um arremesso veneoso entre a pivô e a ala direita. A 5min50 do fim, o Japão quase conseguiu descontar após uma falha de Jéssica. A bola passou por ela e bateu na trave, mas a ala esquerda brasileira conseguiu se recuperar e evitou o gol adversário quase em cima da linha. Foi a última grande ameaça contra o gol brasileiro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024