Paris – A seleção de futebol de cegos do Brasil avançou para a semifinal do torneio paralímpico. A equipe ficou no 0 a 0 contra a China nesta terça-feira (3), no último jogo válido pelo Grupo A. Com 7 pontos, a pentacampeã paralímpica assegurou a liderança do grupo em confronto realizado no Estádio Torre Eiffel.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
A equipe brasileira vai fazer um clássico contra a Argentina na próxima fase. A partida é uma revanche da última final paralímpica, na qual o Brasil venceu por 1 a 0. O confronto vai ocorrer na quinta-feira (5), às 15h, no horário de Brasília.
Atual campeão mundial, o time portenho foi o vice-líder do Grupo B, com 5 pontos. Além da prata em Tóquio-2020, a Argentina foi vice-campeã ainda em Atenas-2004 e acumula ainda dois bronzes.
A Colômbia foi o melhor time da chave, com 7 pontos. Vai enfrentar a França no outro lado da chave. Os anfitriões venceram a Turquia por 2 a 0 e ultrapassaram os chineses na tabela, com 6 pontos.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Como foi o jogo
O Brasil veio a campo com Luan, Nonato, Jardiel, Paraná e Ricardinho. Quarta colocada em Tóquio, a China começou mais incisiva e foi a única a finalizar na primeira metade do primeiro tempo. Jefinho e Maicon tentaram dar mais dinâmica ao jogo, mas o confronto foi para o intervalo sem gols.
Atuais vice-campeões mundiais, os chineses tiveram a melhor chance de abrir o placar logo no começo do segundo tempo, com jogada individual de Zhong, que finalizou na pequena área para a defesa de Luan. Na sequência, Ricardinho avançou pela esquerda após passe de calcanhar de Paraná, mas finalizou para fora.
A equipe asiática continuou mais perigosa. O atacante Zhu teve duas oportunidades para marcar, com chutes que passaram perto da meta brasileira.
Susto no fim
Precisando da vitória para avançar, os chineses pediram tempo faltando 1m27 para o fim. Os atuais vice-campeões chegaram perto da pequena área, e tiveram mais um chute perigoso a poucos intantes do fim, mas Luan garantiu o empate. O goleiro ainda não foi vazado na competição.
Este foi o 30º jogo brasileiro do futebol de cegos em Paralimpíadas. A equipe venceu 23 vezes e empatou cinco partidas. Foram 60 gols marcados e quatro sofridos em cinco edições.
“Achei que a gente começou, talvez sendo um pouquinho pressionado, porque a China tinha o desespero de querer a vitória, é natural. A gente foi estudando eles, depois deu uma equilibrada e no segundo tempo a gente botou a bola mais no chão. Não criamos chances tão claras, mas também nós jogamos com o regulamento embaixo do braço”, analisou Ricardinho.
O camisa 10 brasileiro valorizou ainda a invencibilidade histórica mantida. “Foi um jogo desgastante porque eles correm muito. O time deles é muito rápido nas transições de ataque e defesa, mas, dever cumprido. Classificamos, e mantivemos nossa hegemonia de não perder nenhum jogo”, completou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK