O sexto dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece nesta terça-feira, dia 3 de setembro. O Brasil estará presente em 10 modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação, esgrima em cadeira de rodas e tênis de mesa.
O dia será com agenda cheia no atletismo e com o Brasil disputando medalhas em várias provas. Campeã mundial em Kobe 2024, a baiana Raíssa Machado compete no lançamento de dardo da classe F56 (competem em cadeiras de rodas, sequelas de poliomielite, lesões medulares, amputações) já às 5h05 (horário de Brasília).
Um pouco depois, às 5h08 (horário de Brasília), o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques e o paulista Júlio César Agripino correm nos 1500m da classe T11 (deficientes visuais). Eles fizeram dobradinha nos 5000m nos Jogos de Paris, com Júlio com o ouro, e Yeltsin com o bronze.
A velocista acreana Jerusa Geber disputa a final dos 100m da classe T11 (deficiências visuais), às 15h03 (horário de Brasília). Em 2019, Jerusa se tornou a primeira atleta cega a correr os 100m abaixo dos 12s. É a atual recordista mundial nos 100m pela classe T11 com o tempo de 11s80, obtido na semifinal nos Jogos de Paris, nesta segunda-feira, e busca seu primeiro ouro paralímpico.
Outro forte concorrente é o paulista Samuel Conceição, nos 400m da classe T20 (deficiências intelectuais). Ele tem o ouro nesta prova nos dois últimos mundiais, em Paris 2023 e Kobe 2024, e no Parapan de 2023, em Santiago. A prova fecha a sessão de terça-feira no atletismo, às 15h44 (horário de Brasília).
O Brasil segue forte na natação e buscará medalhas em sete provas nesta terça-feira. Entre os destaques do dia, Carol Santiago volta em ação para buscar o seu terceiro ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. A pernambucana disputa os 200m medley da classe SM13 (deficiência visual).
Vale medalha! Bruna Alexandre e a australiana Qyan Yang fazem a semifinal do WS10 de tênis de mesa às 8h45. Caso a mesatenista vença, ela garante o seu lugar na final e ao menos a medalha de prata. Por outro lado, em caso de derrota, Bruna leva o bronze para casa, já que não há disputa pelo terceiro lugar na modalidade
Para ficar de olho na agenda
A Seleção Brasileira de goalball feminina enfrenta o Japão, pelas quartas de final, às 13h (de Brasília). Será a reedição da disputa pela medalha de bronze em Tóquio 2020, quando as japonesas venceram por 6 a 1.
No vôlei sentado masculino, o Brasil enfrenta a Ucrânia, às 13h (horário de Brasília), tentando a primeira vitória nos Jogos Paralímpicos depois de perder para Alemanha e Irã.
O dia tem o início das provas de esgrima em cadeira de rodas e do hipismo, além do começo das competições por pares e equipes da bocha.