Paris – Atuais vice-campeões mundiais, Jane Karla e Reinaldo Charão perderam nas quartas de final do torneio por equipes mistas do composto open do tiro com arco nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Eles caíram diante dos iranianos Fatemeh Hemmati e Hadi Nori por 153 a 151, nesta segunda-feira (02), e deram adeus à chance de uma medalha inédita na modalidade.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Jane e Reinaldo ficaram em quinto lugar na fase de ranqueamento, realizada no primeiro dia de competição, e deveriam iniciar sua participação no mata-mata nas oitavas de final. Eles enfrentariam Maria del Pilar Riveros/Diego Quesada, da Costa Rica, que haviam ficado na 12ª colocação na fase inicial, mas os adversários se retiraram da competição e os brasileiros garantiram a classificação de forma direta.
Quartas de final
Já nas quartas de final, eles encontraram Hemmati, medalhista de prata na disputa individual, e Nori, que haviam ficado em quarto lugar na fase de ranqueamento, com apenas dois pontos a mais do que Jane e Reinaldo. Os brasileiros anotaram 1.376 pontos naquela ocasião, enquanto os iranianos fizeram 1.378. O duelo, portanto, não tinha um favorito muito claro.
Dentro do campo da Esplanada dos Invalides, os iranianos saíram em vantagem após um primeiro end quase perfeito, com placar de 39/36. Os brasileiros se recuperaram na segunda parcial, também sendo praticamente perfeitos (39/37), e diminuíram a diferença para um ponto. O terceiro end terminou empatado em 38/38 e a decisão ficou para a parcial final.
Por lá, Jane e Reinaldo marcaram dois 9 no começo, contra um 10 e um 9 de Hemmati e Nori. Em seguida, os brasileiros chegaram a acertar o 10 em duas vezes, mas os iranianos também foram perfeitos e venceram a parcial por 39/38. Assim, fecharam o duelo em 153 a 151 e carimbaram o passaporte para a semifinal, eliminando os brasileiros.
Despedida de Paris
Com a eliminação da dupla, Jane e Reinaldo se despedem das Paralimpíadas. Jane caiu nas quartas de final da disputa individual – melhor resultado do país até aqui -, enquanto Reinaldo perdeu ainda na primeira rodada. O Brasil ainda vai contar com Luciano Rezende no mata-mata do torneio individual do recurvo open masculino. Ele competirá na quarta-feira (04), a partir das 04h51 (horário de Brasília).