Paris – Começou o torneio individual do tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Na manhã dessa segunda 2, tivemos a vitória de Lucas Arabian, da classe MS5, contra nigeriano Bolawa Akingbemisilu. Por outro lado, no MS7, Paulo Salmin sofreu revés de sueco Jonas Hansson, enquanto perdeu para egípcio Sayed Youssef.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024Lucas Arabian usa vibração ir às quartas
O jogo do brasileiro foi de equilíbrio do início ao fim, com sets trocados, mas no fim deu Lucas. Ele começou jogo bem, investiu em ataques rápidos e não deu chances para o nigeriano, fechando set em 11 a 7. Na parcial seguinte, Akingbemisilu corrigiu erros cometidos, empatando o jogo pelo mesmo placar. Na parcial seguinte, com pontos seguidos, Arabian recuperou confiança o fechou game em 11 a 8. Mas o quarto set começou com o africano sacando bem e devolvendo com força as investidas de Lucas, que ficou atrás do placar o set todo, perdendo por 11 a 9. Mas no tie-break, Lucas cresceu, comemorou muito os pontos conquistados e erros do adversário, fechando o jogo em 11 a 8.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
O atleta contou que a energia que expôs durante o set desempate não refletiu o cansaço que estava sentindo. “Eu estava muito cansado e eu precisava de uma força mental muito grande no quinto set. Então seu gritasse muito eu podia gastar mais energia, ou então não me concentrar tanto no jogo. Eu preferi manter a calma, concentrar apenas no jogo, em fazer o ponto e deu certo”, explicou o jogador.
Diante de jogador duro e experiente, além de ser 9º colocado no ranking mundial, Lucas precisou trabalhar a longa distância para poder avançar na competição. “A estratégia do jogo era manter um jogo mais passivo mesmo, sem correr muito risco, porque sempre quando o primeiro tomava iniciativa, costumava perder o ponto. Então resolvi alongar a jogada e depois mandar uma curta, essa era a estratégia”, explicou.
Salmin e Stroh param na estreia
Outros dois brasileiros jogaram na manhã desta segunda na Arena Paris Sud 4. Paulo Salmin e Israel Stroh, ambos do MS7, foram eliminados diante de sueco Jonas Hansson por 3 sets a 1 (15/13, 5/11, 11/6 e 11/7), enquanto perdeu para egípcio Sayed Youssef por 3 a 0 (11/6, 11/2 e 11/7), respectivamente.
Salmin começou jogo equilibrado. No primeiro set, o brasileiro salvou três set points e empatou por quatro vezes, mas sem virar. Desse modo perdeu o primeiro set por 15 a13. Mas reagiu com autoridade na segunda parcial, levando por 11 a 5, mas acabou perdendo os seguintes por 11 a 6 e 11 a 7.
Enquanto isso, Israel Stroh teve jogo bem abaixo na estreia contra Sayed Youssef, do Egito. O Brasileiro não conseguiu atacar com eficiência e teve muitos erros de recepção e na rede. Levou 11 a 6 na primeira parcial, incríveis 11 a 2 na seguinte e 11 a 7 na terceira a última.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na Arena Paris Sud 4, ainda na manhã desta segunda, às 8h (horário de Brasília), Thiago Gomes, do MS11, estreia contra Adelrahman Abdalla, também do Egito. Ás 12h, Claudio Massad , do SM10 tem jogo duro quanto o campeão paralímpico nas duplas masculinas Patryk Chojnowski da Polônia. Entre as mulheres, Bruna Alexandre faz estreia contra sueca HANDEN Anja Handen, às 12h45, depois no WS11 Evelyn Santos encara Ng Mui Wui de Hong Kong, e por fim, no WS1-2, Carla Azevedo enfrenta tailandesa Bootwansirina Chilchitparyak às 15h45.