O quinto dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece nesta segunda-feira, dia 2 de setembro. O Brasil estará presente em 10 modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação, badminton e tiro com arco.
A natação terá de volta os campeões em Paris-2024, Gabriel Araújo e Carol Santiago, na briga por mais medalhas de ouro. O mineiro disputará os 200m livre na classe S2 (atletas com limitações físico-motoras), enquanto a pernambucana compete nos 50m livre da classe S13 (atletas com deficiência visual).Os dois atletas somam quatro ouros em Jogos Paralímpicos.
Além deles, o Brasil entra em ação em outras cinco categorias. Destaque para o Revezamento 4x100m Medley 34 pontos, e para a multimedalhista paralímpica Edênia Garcia que disputa os 50m Costas (S3) ao lado da compatriota Maiara Barreto. Para ficar de olho também em Gabriel Cristiano (50m Livre S9), João Pedro Brutos (100m Peito SB14), Beatriz Carneiro e Débora Carneiro (100m Peito SB14). Todos já conquistaram medalhas de destaques em eventos internacionais.
Atletismo com até cinco finais
No atletismo, logo pela manhã, no horário de Brasília, o mineiro Claudiney Batista disputa ouro no lançamento de disco na categoria F56 (competem em cadeiras de rodas, sequelas de poliomielite, lesões medulares, amputações). Ele busca o tricampeonato paralímpico, já que ganhou o ouro nessa prova nos dois últimos Jogos, no Rio 2016 e Tóquio 2020. Claudiney também é o atual campeão mundial, em Kobe 2024.
Uma das porta-bandeiras na cerimônia de abertura dos Jogos de Paris, ao lado de Gabrielzinho, a paulista Beth Gomes disputa medalhas nesta segunda-feira. Ela participa de duas provas: pela manhã, no horário de Brasília, no arremesso de peso, evento em que ganhou a prata no Mundial de Kobe 2024. Pela tarde (horário de Brasília), Beth disputa o lançamento de disco, prova na qual foi ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e repetiu a cor da medalha no Mundial de Kobe 2024.
Medalhistas de ouro e bronze nos 5000 metros da classe T11 em Paris-2024, Júlio César Agripino e Yeltsin Jacques voltam em ação para as classificatórias dos 1500m. Ao todo, o Brasil pode disputar até nove finais no atletismo nesta segunda-feira.
Disputa pelo bronze no parabadminton
Após cair nas semifinais para o francês Charles Noakes, Vitor Tavares vai em busca da medalha de bronze no simples SH6 de parabadminton. Para isso, o brasileiro terá a difícil missão de bater Man Kai Chu, de Hong Kong, número 1 do ranking mundial da modalidade.
Para ficar de olho na agenda
No vôlei sentado, a Seleção Brasileira feminina enfrenta a Eslovênia, às 9h, por uma vitória para garantir a primeira colocação do Grupo B. O Brasil venceu seus dois jogos até agora, com triunfos sobre a Ruanda e o Canadá.
No futebol de cegos, o Brasil entrará em campo pela segunda rodada da fase de grupos diante da França, às 15h30, na charmosa Arena da Torre Eiffel. A equipe brasileira estreou com vitória na modalidade neste domingo, vencedo a Turquia por 3 a 0.
Por fim, vale destacar a disputa das quartas de final do goalball masculino. Por lá, o Brasil enfrenta o Egito, às 8h15, no Centro de convenções da Porta de Versailles.