8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Gabrielzinho faz história com dois recordes mundiais no mesmo dia

O nadador brasileiro de 22 anos quebrou o recorde mundial da classe S2 nos 150m medley por duas vezes neste domingo (1)

Gabrielzinho na prova dos 50m costas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Silvio Avila/CPB)
Gabrielzinho após prova nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Silvio Avila/CPB)

Na terceira prova que disputou nos Jogos Paralímpicos de Paris, Gabriel Araújo, o famoso Gabrielzinho, finalizou na quarta posição dos 150m medley. Atleta da classe S2 (destinada aos nadadores com deficiência física severa), ele competiu contra adversários da categoria S3, de menor comprometimento físico em relação a sua. Dessa forma, os excelentes tempos do brasileiro na classificatória e na final garantiram para o mineiro de 22 anos o recorde mundial da prova para atletas S2.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pela manhã em Paris, às 6h no horário de Brasília, Gabrielzinho caiu na água na segunda bateria classificatória dos 150m medley. Ele acabou em segundo lugar na chave ao bater a marca de 3min15s06, quebrando o recorde mundial pela primeira vez neste domingo (1). O tempo a ser batido anteriormente era de 3min23s83 e pertencia ao próprio Gabriel, alcançando no Mundial de natação paralímpica de Manchester, no ano passado.

Horas depois, Gabriel Araújo voltou na segunda sessão do dia para a decisão da prova, que aconteceu para o Brasil às 14h20 (horário de Brasília). Ele conseguiu melhorar ainda mais sua grande marca e atingiu 3min14s02. Assim, o brasileiro quebrou o seu próprio recorde mundial pela segunda vez no mesmo dia, um feito histórico e inédito na sua carreira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nunca tinha batido dois recordes mundiais no mesmo dia e na mesma prova, foi muito bom, fiquei muito feliz. Eu esperava o recorde na manhã, porque foi para isso que eu vim, mas de tarde quebrar de novo não esperava não, foi bem surpreendente”, falou Gabrielzinho. Ele ainda terá duas disputas pela frente nos Jogos de Paris: 200m livre para a classe S2 e 50m livre no SM3, novamente contra atletas de uma categoria acima.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024