Paris – Assim como aconteceu em Tóquio-2020, o brasileiro Vitor Tavares vai lutar pelo bronze no badminton em Paris-2024. Ele perdeu para o francês Charles Noakes por 2 sets a 0 (21/18 e 22/20), na semifinal do torneio individual masculino da classe SH6 (para atletas com baixa estatura) e terá que disputar o terceiro lugar na competição. A briga pela medalha inédita será nesta segunda-feira (02), às 16h10 (horário de Brasília), contra o honconguês Chu Man Kai, número um do mundo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Jogando diante de uma Arena La Chapelle com muitos franceses, Vitor Tavares também teve que jogar contra a torcida. O brasileiro entrou em quadra cerca de sete horas depois de ter vencido o estadunidense Miles Krajewski nas quartas de final, enquanto Noakes chegou descansado para o duelo, já que liderou seu grupo e entrou de forma direta na semifinal.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Como foi o jogo
Vitinho e Noakes já haviam se enfrentado na primeira fase de Paris-2024, há três dias. Naquela ocasião, a torcida fez a diferença e o francês saiu vitorioso em sets diretos. Desta vez, o brasileiro tomou as rédeas do placar no primeiro set, mas logo Noakes passou a frente e abriu larga vantagem até chegar em 16/9. Vitinho reagiu e, pouco a pouco, cortou a diferença até deixar em dois ponto, mas perdeu por 21/18.
O francês voltou melhor para o segundo set e chegou a ter quatro pontos de vantagem em duas oportunidades: 4/0 e 9/5. O brasileiro mais uma vez demonstrou poder reação e conseguiu o empate em 10/10, passando a frente em 14/13. Os dois trocaram pontos na sequência, sempre com Vitinho na liderança do placar. Ele desperdiçou um set point e tomou a virada, perdendo por 22/20.
Em busca da medalha inédita
Diante da derrota, Vitor Tavares terá que disputar a medalha de bronze em Paris-2024, buscando um pódio inédito para o badminton brasileiro em Paralimpíadas. Ele enfrentará o honconguês Chu Man Kai, número um do mundo, que venceu o brasileiro em seis das sete oportunidades em que os dois atletas se enfrentaram. O duelo acontecerá nesta segunda-feira (02), às 16h10 (horário de Brasília).
Vitor Tavares chega na disputa de bronze de Paris-2024 após uma campanha de altos e baixos. Vice-líder do ranking mundial da classe SH6, ele perdeu os dois primeiros jogos da fase de grupos e só chegou no mata-mata graças a uma combinação e resultados na rodada final, que envolveu uma vitória sua diante do chinês Lin Naili e um triunfo do próprio Charles Noakes contra o britânico Jack Shephard. Já nas quartas, superou Miles Krajewski em um jogaço, que terminou 23/21 no terceiro set.