Siga o OTD

Paris 2024

Claro Lopes perde na estreia e está eliminado no parataekwondo

Atleta indígena, Kau Xakriabá, como é conhecido, fez estreia em Paralimpíadas

Claro Lopes (Kau Xakriabá)
Claro Lopes perdeu em estreia na Paralimpíada de Paris-2024. Foto: Douglas Magno/CPB

Paris – Claro Lopes foi derrotado em estreia no parataekwondo na categoria até 80 kg. Kau Xakriabá, como é conhecido o atleta indígena, perdeu para o sérvio Nikola Spajic, em luta disputada neste sábado (31) no Grand Palais. Como a luta foi válida pelas oitavas de final, ele não tem chances de repescagem.

Bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, Kau teve pela frente um adversário que também foi bronze em uma competição regional neste ciclo, o Campeonato Europeu. Eles lutam na classe K44 para atletas com deficiência ou amputação dos membros superiores.

O europeu acertou uma sequência de chutes para abrir 6 a 0 logo no primeiro minuto. O cabeça de chave número 8 continuou mais seguro para abrir 12 a 3 até a primeira pausa. No retorno, continuou agressivo, aproveitou oportunidades de contrataque e fechou o combate em 20 a 5.

Emocionado, Kau disse que sentiu um desconforto na na coxa esquerda no aquecimento para a luta. “Com dois minutos fui dar um yop (chute lateral) e senti bastante. Depois senti de novo. Entendo que isso atrapalhou bastante. Mas eu estou feliz. Dei o máximo que eu podia. Infelizmente não é o resultado que a gente queria, mas agora é levantar a cabeça e pensar no próximo ciclo”, explicou.

“Não foi do jeito que eu queria, mas estou feliz por chegar na Paralimpíada. Era um sonho chegar aqui. Mas estou feliz por representar o Brasil, por representar meu povo, da aldeia indígena Xakriabá”, exaltou o atleta sobre o povoado que fica no interior de Minas Gerais.

O Brasil terá mais um atleta em disputa neste sábado. Débora Menezes entra diretamente nas quartas de final na categoria superior a 65 kg. A adversária será a espanhola Dalia Santiago, cabeça de chave número 5, no combate programado para 08h16, no horário de Brasília.

O parataekwondo brasileiro já conquistou duas medalhas. Na sexta-feira, Ana Carolina Moura levou o ouro na categoria até 65 kg, enquanto Silvana Fernandes faturou o bronze entre atletas com até 57 kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024