PARIS – Na manhã deste sábado, a brasileira Julyana Cristina da Silva disputou a final do lançamento de disco (F57) nos Jogos Paralímpicos de Paris e terminou a competição em 9ª, alcançando a marca de 25.97 metros.
A medalha de ouro ficou com a argelina Nassima Saifi, que levou o estádio ao delírio quando quebrou o recorde paralímpico ao lançar para 35.55 metros. Também foram ao pódio a chinesa Mian Xu (32.81) e a usbeque Mokhigul Khamdamova (32.75).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A atleta brasileira foi a segunda na ordem das 12 finalistas da competição – ou seja, precisava fazer um bom arremesso e mostrar também sua força na torcida durante o resto da decisão.
Apesar de conseguir superar a única adversária que veio na sua frente e elevar a distância lançada na fase qualificatória, Julyana ficou para trás com o passar da competição.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
COMO FOI A FINAL
A única adversária que competiu antes de Julyana lançou para 24.42 metros, que se tornou o primeiro objetivo para assumir a liderança. Para se classificar à final, a brasileira fez a marca de 24.75.
A marca não foi superada nos primeiros arremessos, mas no terceiro (de seis), o Brasil tomou a liderança, anotando 25.97 metros. Julyana ainda passou dos 25 metros mais uma vez, mas não superou sua própria marca.
Infelizmente, durou pouco o período em que a brasileira não viu ninguém à frente. Logo na sequência, a mexicana Floraria Estrada passou dos 29 metros, assumindo o topo da prova.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A esperança de uma medalha também logo foi minguando, já que as duas atletas que entraram depois da mexicana seguiram elevando as marcas e logo empurrando Julyana para fora do pódio.
Primeiro, Mokhigul Khamdamova quebrou a marca dos 30 metros em cinco dos seis arremessos. Mas logo depois, Nassima Saifi, da Argélia, levou o estádio abaixo ao quebrar o recorde paralímpico, lançando para 35.55 metros.
Depois dessa sequência, apenas a chinesa Mian Xu colocou medo na líder e conseguiu achar uma vaga para ela no pódio, superando a usbeque por apenas 0.06 metro.
RESULTADO DA FINAL DO LANÇAMENTO DE DISCO FEMININO (F57)
- Nassima Saifi (ARGÉLIA) – 35.55 (Recorde Paralímpico)
- Mian Xu (CHINA) – 32.81
- Mokhigul Khamdamova (UZBEQUISTÃO) – 32.75
- Stela Eneva (BULGÁRIA) – 30.59
- Yuxin Tian (CHINA) – 30.48
- Yeniffer Paredes Muriel (COLÔMBIA) – 30.12
- Floralia Estrada Bernal (MÉXICO) – 29.82
- Safia Djelal (ARGÉLIA) – 29.17
- Julyana Cristina da Silva (BRASIL) – 25.97
- Ekaterina Vetokhina (NEUTRA) – 24.42
- Arlette Mawe Fokoa (CAMARÕES) – 23.94
- Zinabu Issah (GANA) – 23.85