Paris – Giovanna Boscolo, que conquistou a medalha de bronze lançamento de club T32, já foi atriz de novela e atleta de ginástica aeróbica. Ela havia sido quarta colocada, mas ficará com o bronze após desclassificação da polonesa Roza Kozakowska.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Quem assiste a atleta competindo hoje, mal imagina que ela já foi uma das Chiquititas, fez ginástica e só depois escolheu o atletismo para a vida. “Eu era atriz e era atleta da ginástica, mas quando eu descobri a Ataxia (de Friederich) eu tive que parar de treinar. Assim, achei que eu não ia voltar pro esporte” explicou a paulista de 22 anos.
Entre 2013 a 2015, a jovem integrou o elenco da novela Chiquititas. “Foi uma oportunidade pra mim. Eu tenho muito orgulho da novela” confessou Giovanna, que atuou como Michelle. Porém, 15 anos de idade, a brasileira foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença rara que afeta o equilíbrio, coordenação e energia. O diagnóstico lhe afastou da ginástica aeróbica, esporte que praticava a época.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Para ela, disputar uma Paralimpíada em tão pouco tempo de volta ao esporte é recompensador. “O vento soprou de voltar e eu voltei pro esporte paralímpico. Assim eu consegui uma vaga em menos de um ano pra vir pra Paris. Então eu acho que pra mim só de eu estar aqui já é uma vitória”.
Giovanna Boscolo ainda disputa o arremesso de peso F32, ao lado de Wanna Brito. A prova está programada para dia 4 se setembro, às 14h (horário de Brasília).
Entenda sobre a conquista do bronze
Após o término das disputas, a brasileira ficou na quarta posição, com marca de 26m01 a 28 centímetros da iraniana Parastoo Habibi. Porém, horas depois do final do dia do atletismo no Stade de France, foi confirmado a desclassificação da polonesa Roza Kozakowska.
Segundo nota do Comitê Paralímpico Brasileiro, o Brasil protestou porque a cadeira da atleta polonesa foi alterada, e com uso do equipamento de forma irregular. Desse modo, o pedido foi aceito e Kozakowska foi desclassificada, deixando Giovanna com o bronze.