Siga o OTD

Paris 2024

Silvana Fernandes conquista segundo bronze paralímpico

Silvana Fernandes atropela cazaque na disputa decisiva e conquista a medalha de bronze na Paralimpíada de Paris-2024

Silvana Fernandes vibra com medalha de bronze no taekwondo da Paralimpíada de Paris-2024
(Foto: Silvio Ávila/CPB)

Paris – Mais uma medalha paralímpica para a coleção! A paraibana Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg do taekwondo nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Depois de uma campanha de uma vitória e uma derrota nas preliminares, ela derrotou a cazaque Kamilya Dosmalova por 28 a 3 na disputa decisiva para faturar mais um pódio, repetindo o que aconteceu em Tóquio-2020.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Atual campeã mundial e principal ranqueada da competição, Silvana Fernandes fez duas lutas no Grand Palais nesta sexta-feira (30) antes da disputa pela medalha. Primeiro, conseguiu uma virada espetacular diante da nepalesa Palesha Goverdhan, aplicando o golpe da vitória um chute certeiro a sete segundos do fim da luta. Já na semifinal, ela acabou derrotada pela chinesa Li Yujie por 17 a 13.

Com a queda na semi, foi encaminhada à disputa da medalha de bronze. E foi aí que ela encontrou Kamilya Dosmalova, terceira colocada do ranking mundial e que precisou passar pela repescagem para chegar na luta decisiva. Apesar da proximidade dos rankings, a brasileira atropelou a adversária e não deu margens para dúvidas. Aplicou um sonoro 28 a 3 para faturar a medalha.

Silvana Fernandes repete o feito dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, quando também conquistou a medalha de bronze, apenas três anos depois de começar a praticar o taekwondo. Naquela edição, a modalidade fez sua estreia no programa paralímpico. Natural de São Bento (PB), Silvana tem 25 anos de idade e nasceu com má-formação congênita no braço direito.

Mais medalha no dia

O Brasil tem outra medalha assegurada no taekwondo em Paris-2024, com Ana Carolina Moura. Fazendo sua estreia paralímpica, ela está na final da categoria até 65kg e enfrentará a francesa Djelika Diallo ainda nesta sexta-feira, por volta das 17h28 (horário de Brasília). Ouro em Tóquio, Nathan Torquato poderia disputar uma medalha na categoria até 63kg, mas sofreu uma lesão na semifinal e saiu da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paris 2024