8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Silvana Fernandes perde para chinesa e vai disputar o bronze

Silvana Fernandes perde para Li Yujie na semifinal e vai disputar a medalha de bronze na Paralimpíada de Paris

Silvana Fernandes lutando no taekwondo da Paralimpíada de Paris-2024
(Foto: Silvio Ávila/CPB)

Paris – A brasileira Silvana Fernandes perdeu para a chinesa Li Yujie e vai disputar o bronze na categoria até 57kg do taekwondo nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Atual campeã mundial, a paraibana foi surpreendida pela asiática, que a derrotou por 17 a 13, na tarde desta sexta-feira (30), no Grand Palais. Silvana brigará por um lugar no pódio ainda hoje, às 16h04 (horário de Brasília), contra a cazaque Kamilya Dosmalova.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Líder do ranking e atual campeã mundial, Silvana Fernandes era a principal cabeça de chave do torneio paralímpico. Ela enfrentou Yujie horas depois de conseguir uma virada espetacular contra a nepalesa Palesha Goverdhan, em que perdia por 8 a 6 até os 20 segundos finais, quando emplacou dois golpes quase que seguidos para garantir vaga na próxima fase.

Contra a chinesa, a brasileira esteve o tempo todo atrás do placar. Yujie tomou as rédeas e se manteve na dianteira desde o início, chegando a ter 7 a 1 de vantagem. A brasileira conseguiu reagir e, aos poucos, cortou a diferença. Ela chegou a empatar em 12 a 12 a 1min10s para o fim, mas logo a chinesa contragolpeou e voltou à dianteira. Yujie administrou a vantagem na reta final e não deu margens para Silvana empatar, vencendo por 17 a 13.

Com a derrota, a brasileira foi encaminhada para a disputa da medalha de bronze, onde enfrentará a cazaque Kamilya Dosmalova, terceira atleta mais bem ranqueada da competição, que perdeu nas quartas de final e precisou passar pela repescagem para chegar na disputa decisiva. O duelo acontecerá ainda nesta sexta-feira, às 16h04. Silvana Fernandes busca sua segunda medalha paralímpica, após ter sido bronze em Tóquio-2020.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paris 2024