Paris – O brasileiro Nathan Torquato sofreu uma lesão e perdeu para o turco Mahmut Bozteke, atual número um do mundo, na disputa da categoria até 63kg do taekwondo nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nathan chegou a estar na frente do placar em boa parte do combate, mas sentiu dores na perna esquerda na reta final da luta e acabou derrotado em 10 a 6, na tarde desta sexta-feira (30), no Grand Palais. Caso tenha condições, lutará pela medalha de bronze por volta das 15h50 (horário de Brasília).
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Nathan havia superado o iraniano Saeid Sadeghianpour horas antes, em sua estreia na competição, e enfrentou o principal favorito ao título do torneio em sua segunda luta, válida pela semifinal. Mesmo com o favoritismo do adversário, o brasileiro tomou as rédeas do placar e chegou a abrir 6/2. Nathan sofreu algumas punições seguidas e viu a diferença cair aos poucos. Bozteke conseguiu o empate a dois minutos do fim.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
A 36 segundos do final da luta, Nathan recebeu um chute no colete e caiu no chão, sentindo uma lesão na perna esquerda. Ele recebeu atendimento médico, mas levantou mancando, com muitas dores. O brasileiro ainda seguiu no combate no sacrifício e ainda recebeu atendimento outra vez. No fim, acabou derrotado por 10 a 6. Nathan saiu da área de competição chorando, no colo de seu treinador.
O brasileiro é o cabeça de chave número quatro da categoria e defendia o título conquistado em Tóquio-2020. Com a derrota, ele foi encaminhado à disputa de bronze. Caso tenha condições, lutará contra o marroquino Ayoub Adouich, às 15h50 (horário de Brasília) desta sexta-feira.
Mais Brasil no Grand Palais
Além de Nathan, o Brasil tem outras duas atletas nas semifinais do taekwondo da Paralimpíada de Paris-2024. Silvana Fernandes (57kg) e Ana Carolina Moura (65kg), que são atuais campeãs mundiais em suas categorias, entrarão em ação ainda nesta sexta-feira e também poderão conquistar medalhas para o país. Em Tóquio-2020, o Brasil foi ao pódio em três oportunidades.