8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Maciel repete feito e é o único brasileiro a vencer pela manhã

O brasileiro bateu o holandês Marco Dekker por 7 a 2 e se classificou para as quartas da competição

Maciel Santos na bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Maciel salvou de novo! Nesta sexta-feira (30), o Brasil teve outro dia péssimo na bocha. Com as derrotas de Evani Calado, André Martins, Iuri Silva e Evelyn de Oliveira, sobrou para Maciel Santos trazer a única vitória brasileira na manhã de hoje. O cearense venceu o holandês Marco Dekker por 7 a 2 e se classificou para a próxima fase da competição.

VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃO

Na única vitória brasileira do dia, Maciel Santos bateu o holandês Marco Dekker. A partida começou morna, com o cearense fazendo apenas um ponto e o europeu nenhum. No segundo set, Maciel mostrou a que veio e ampliou o placar para 4 a 0. Dekker até diminuiu no terceiro período, deixando a partida em 4 a 2, mas o brasileiro fez mais três pontos no último set e fechou a partida em 7 a 2.

Maciel Santos, que está no grupo C do BC2 da bocha, avançou às quartas de final com a vitória. Antes da fase mata-mata, o brasileiro irá enfrentar o israelense Nadav Levi valendo a liderança do grupo. Ambos os atletas têm duas vitórias e também estão empatados em pontos marcados e sofridos (13 e 2).

DERROTA, MAS AINDA HÁ CHANCE

Entre as mulheres, Evani Calado acabou perdendo na categoria BC3. Evani enfrentou a honconguesa Yuen Ho. A oriental abriu o placar no primeiro set, quando fez 4 a 0. A brasileira conseguiu o empate fazendo um ponto no segundo set e mais três no terceiro. Mas, infelizmente, Ho fez o único ponto da última etapa e decretou a vitória por 5 a 4.

Agora, a brasileira só precisa de uma vitória simples no último jogo da fase de grupos para conseguir avançar às quartas. Evani enfrentará a sul-africana Elanza Jordaan, no próximo sábado (31), às 9h.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

ELIMINAÇÃO NO BC4

Na primeira partida do dia, André Martins acabou perdendo para o japonês Shunsuke Uchida. No primeiro set, ambos os atletas marcaram um ponto, porém, o distanciamento real foi no segundo, quando o asiático conseguiu fazer três pontos, enquanto o brasileiro fez zero. Depois disso, a recuperação de André Martins era muito difícil e ela de fato não aconteceu. No terceiro período o brasileiro até pontuou mas viu Uchida fazer quatro no último set e fechar a partida em 8 a 2.

Com a derrota, André está matematicamente eliminado da categoria BC4 da bocha. O brasileiro é o quarto e último colocado do grupo D com nenhuma vitória. O atleta fechará a fase de grupos contra o chinês Yuansen Zheng no próximo sábado (31), às 6h40.

DERROTA NO “CLÁSSICO”

Em mais um revés desta manhã, Iuri Silva perdeu para o argentino Luis Cristaldo. De cara, o adversário do brasileiro fez dois pontos logo no primeiro set e mais três no segundo. Vencendo a partida por 5 a 0, Cristaldo apenas administrou o placar. Iuri conseguiu marcar um ponto no terceiro período e outro no quarto, mas não foi o suficiente e perdeu por 5 a 2.

Iuri Silva é mais um eliminado com a derrota. O atleta está em quarto lugar no grupo F do BC2. Mesmo que o brasileiro vença o francês Aurelien Fabre, hoje, às 14h20, pela sua última partida na fase de grupos, por uma combinação de resultados, ele não conseguirá se classificar, podendo ficar no máximo em terceiro.

OUTRO ATROPELO

Por fim, Evelyn de Oliveira já estava em situação difícil, mas agora está oficialmente eliminada da categoria BC3 da bocha. A brasileira perdeu para a sul-coreana Sunhee Kang por 7 a 0. Evelyn, que já havia perdido por 5 a 1 na estreia, viu a asiática marcar um ponto a cada set nos três primeiros e no último fazer quatro pontos para selar a vitória.

Cumprindo tabela, Evelyn de Oliveira jogará sua última partida pela fase de grupos amanhã, às 9h, contra a australiana Jamieson Leeson para tentar sua primeira vitória no torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Carioca da gema e tenho 19 anos. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em Paris 2024