Siga o OTD

Paris 2024

Virada espetacular coloca Silvana Fernandes na semi do taekwondo

Depois de ficar atrás durante toda a luta, brasileira assume o comando do placar a sete segundos do fim e vai disputar um lugar na grande final em Paris-2024

Silvana Fernandes aplica golpe em nepalesa no taekwondo dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024
(Foto: Silvio Ávil)

Paris – Estreia com muita emoção! A atual campeã mundial Silvana Fernandes conseguiu uma virada espetacular em sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Competindo contra a nepalesa Palesha Goverdhan na categoria até 57kg do taekwondo, ela ficou atrás do placar durante toda a luta, mas conseguiu dois golpes seguidos e passou a frente nos sete segundos finais. Com o triunfo por 10 a 8, se garantiu na semifinal do torneio.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Atual número um do mundo, Silvana Fernandes ficou de bye na primeira rodada e estreou somente nas quartas de final. Sua adversária já havia passado pela venezuelana Valeria Morales, por 31 a 0, nas oitavas de final e estava “quente” na competição. A brasileira era a grande favorita para o combate, mas isso ficou de lado durante o combate, que foi recheado de emoções.

Como foi a luta

Goverdhan tomou as rédeas do placar logo no começo. Ela acertou dois chutes no tronco e abriu 4 a 0 na primeira metade da luta. Silvana só marcou seu primeiro ponto após uma punição dada à nepalesa na metade do combate. Por mais de um minuto, o placar permaneceu 5 a 1 para Goverdhan. A brasileira chegou a encostar em 5 a 3, a nepalesa abriu e o placar ficou em 8 a 6 a um minuto do fim.

Um clima de tensão pairou sobre o Grand Palais na iminência possibilidade de queda da principal favorita da competição. No entanto, Silvana mostrou porque foi o principal nome do taekwondo no ciclo e tirou duas pontuações da cartola. Ela conseguiu um chute no colete a 20 segundos do fim e empatou o duelo em 8 a 8. Logo em seguida, a sete segundos do fim, aproveitou-se do bom momento e foi ao ataque, anotando mais uma pontuação para virar o placar e vencer por 10 a 8.

Em busca da segunda medalha paralímpica

Com o triunfo, Silvana está na semifinal da categoria até 57kg em Paris-2024. Ela está a uma nova vitória de ser medalhista paralímpica pela segunda vez. Sua próxima adversária será a chinesa Li Yujie ou a francesa Sophie Caverzan. A luta pela semifinal acontecerá ainda nesta sexta-feira, às 13h37 (horário de Brasília). Silvana conquistou o bronze em Tóquio-2020, quando o taekwondo fez sua estreia no programa paralímpico.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024