Na prova dos 100m borboleta da classe S14 (para atletas com deficiências intelectuais) dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, o nadador Gabriel Bandeira terminou com o bronze na disputa masculina. Esta foi a quinta medalha paralímpica do paulista de 24 anos na carreira e a segunda do Brasil na atual edição da Paralimpíada.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Campeão em Tóquio-2020, Gabriel Bandeira caiu na piscina para defender seu título paralímpico na prova. Em disputa braçada a braçada até o final, o brasileiro fechou na terceira colocação com o tempo de 55s08. O dinamarquês Alexander Hillhouse levou o ouro com 54s61, quebrando o recorde da competição que pertencia à Gabriel, feito alcançado no Japão. Além disso, Bandeira segue como recordista mundial dos 100m borboleta, com a marca de 54s18 obtida em 2022, em São Paulo.
Em Tóquio, Gabriel encerrou sua campanha com um ouro, duas pratas e um bronze. Além do título no borboleta, ele ficou em segundo lugar nos 200m livre e nos 200m medley e em terceiro no revezamento 4x100m livre misto, ao lado de Ana Karolina Soares, Débora Carneiro e Felipe Vila Real. Na França, o nadador disputará ainda mais quatro provas.
“É sempre bom competir em alto nível, né? Mundial, Parapan-americano, Paralimpíada. Cada momento é único. Todo dia a gente é testado com nossos treinos, nossas dificuldades ali no dia a dia. Acho que eu não consegui lidar muito bem com um pouco de frustração no começo do ano. Com a minha temporada que estava meio difícil. Eu acredito que eu tenho me sabotado muito na parte mental. Mas é deixar a cabeça erguida para a próxima prova, que ainda tem mais quatro pela frente”, afirmou o paulista.
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
Mayara é quinta no 50m livre
A mineira Mayara Petzold foi a próxima atleta do Brasil a competir no primeiro dia de finais em Paris. Na disputa dos 50m livre para a classe S6 (destinada aos nadadores com deficiência física moderada), ela finalizou na quinta colocação, batendo a marca de 35s60. Por outro lado, a grande campeã foi a chinesa Yuyan Jiang, ao alcançar o tempo de 32s59. A estadunidense Ellie Marks (32s90) e a ucraniana Anna Hontar (33s01) completaram o pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro