Siga o OTD

Paris 2024

Maria Eduarda Stumpf perde estreia e vai para repescagem

Jovem brasileira caiu nas quartas de final para iraniana de 15 anos, mas ainda segue com chance de conquistar medalha

Jovem Maria Eduarda Stumpf, destaque do Brasil no taekwondo (Ana Patrícia/CPB)
Maria Eduarda Stumpf (Ana Patrícia/CPB)

Maria Eduarda Stumpf estreou com derrota nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Lutando na categoria até 52kg da classe 44, a atual campeã parapan-americana acabou derrotada nas quartas de final. Com o resultado negativo, ela ainda tem chance de medalha na repescagem. 

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pela sua posição no ranking, Maria Eduarda estreou direto nas quartas de final. Nessa fase, enfrentou a iraniana Zahra Rahimi, de apenas 15 anos. Apesar da pouca diferença de idade, a iraniana avançou com o placar de 6 a 4. Na semifinal, Rahimi encara a  turca Meryem Cavdar ou a georgiana Ana Japaridze. Quem perder desse confronto encara a brasileira.

A gaúcha de apenas 19 anos de idade brilhou nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Na capital chilena, Maria Eduarda venceu a mexicana Jessica Garcia Quijano para conquistar a medalha de ouro. Meses antes, Garcia havia se sagrado campeã mundial e chegou em Paris como principal cabeça de chave.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maria Eduarda Stumpf adquiriu deficiência ao nascer. Durante o trabalho de parto, sofreu uma lesão no conjunto de nervos que faz comunicação entre braços e cérebro. As sequelas causaram limitações em seus movimentos. Ela compete na classe K44, para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve ou diferença de tamanho nos membros inferiores. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024