Siga o OTD

Paris 2024

Saiba detalhes das medalhas dos Jogos Paralímpicos

Confira o conceito e os detalhes do design das medalhas que irão ser distribuídas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024

Medalha paralímpica
Foto: Divulgação/Paris 2024

Faltam poucos dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Programada para o dia 28 deste, a cerimônia de abertura vai marcar o pontapé para a distribuição de medalhas na capital francesa. Divulgadas em fevereiro, tais peças trazem representações icônicas da cidade e possuem diferenças no design da Olimpíada e da Paralimpíada.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Um grupo de artesãos da joalheria Chaumet idealizou o conceito das medalhas. Além do destaque para a peça da Torre Eiffel, o design frontal conta com linhas finas que se projetam para fora ao redor do hexágono. Além disso, a peça diferencia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos através dos aros e dos agitos, respectivamente. 

De acordo com a organização, cada medalha Olímpica e Paralímpica é incrustada com um pedaço de ferro original da Torre Eiffel. O monumento passou por inúmeras reformas desde sua construção. Por isso, alguns elementos metálicos foram permanentemente removidos e conservados. Para os Jogos de Paris 2024, a Empresa Operadora da Torre Eiffel possibilitou que estas peças encontrem novamente a glória.

Design do verso das medalhas dos Jogos Paralímpicos
Verso da medalha Paralímpico (Divulgação)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diferentemente da parte frontal, o verso das medalhas olímpicas e paralímpicas se diferenciam. As peças da Paralimpíada contam com uma representação gráfica da Torre Eiffel de uma perspectiva ascendente. Além disso, as palavras “Paris” e “2024” estão escritas em Braille universal, em uma referência a seu inventor da linguagem, o francês Louis Braille. Por fim, na borda também está gravada: I para ouro, II para prata e III para bronze.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024