Em sua estreia em Jogos Olímpicos, Laura Amaro terminou na sétima colocação na disputa da categoria até 81 kg do levantamento de peso. A brasileira ergueu ao todo 240 kg, 105 no arranco e 135 no arremesso, marca que não foi capaz de colocá-la na briga pelas medalhas. O ouro foi conquistado pela norueguesa Solfrid Koanda, que bateu o recorde olímpico, com 275 kg, enquanto Sara Ahmed, do Egito, ficou com a prata com 268 kg e Neisi Barrera, do Equador, foi bronze com 267 kg.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na prova de arranco, Laura Amaro conseguiu levantar 105 kg em sua primeira tentativa, mas falhou nas duas vezes em que tentou erguer 110 kg. Com isso, ficou longe de seu recorde de 112 kg e terminou em sétimo lugar a primeira parte da final. Na liderança estava a equatoriana Neisi Barrera, com 122 kg, seguida de perto pela norueguesa Solfrid Koanda, que ergueu 121 kg. A egípcia Sara Ahmed e a australiana Eileen Cikamatana ficaram empatadas em terceiro com 117 kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No arremesso, Laura Amaro estreou com 130 kg e foi bem sucedida. Na segunda tentativa, levantou mais 135 kg. Na terceira, colocou 140 kg, conseguiu colocar a barra no peito, mas na hora de esticar o braço, mostrou que o peso estava acima do seu limite. A brasileira ainda lutou para conseguir completar o movimento, mas não conseguiu se manter firme e acabou soltando os haltéres.
Na soma do arranco com o arremesso, Laura Amaro totalizou 240 kg. Ficou longe de quem efetivamente brigou por medalha. Eillen Cikamatana, que estava em terceiro no arranco, só levantou 145 kg no arremesso e ficou com 262 kg, fora do pódio.
A líder do arranco, a equatoriana Neisi Barrera também parou nos 145 kg no arremesso e ficou para trás na disputa pelo ouro, terminando com a medalha de bronze com 267 kg no total. A prata foi para a egípcia Sara Ahmed, que totalizou 268 kg ao levantar 151 kg no arremesso.
Mas a vitória foi da norueguesa Solfrid Koanda. Atleta levantou 154 kg e quebrou o recorde olímpico com 275 kg no total. A marca foi obtida na segunda tentativa da europeia. Na terceira e última, Koanda tentou erguer 162 kg para bater também o recorde mundial. Ela falhou, mas a medalha de ouro já estava garantida.