Paris – Sem medalha inédita para o wrestling brasileiro. Em luta válida pela disputa de bronze da categoria até 57kg do estilo livre feminino, Giullia Penalber perdeu para a chinesa Kexin Hong por superioridade técnica (10 a 0), na tarde desta sexta-feira (09), e ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Este é o melhor resultado do Brasil nesta modalidade na história das Olimpíadas.
- Praia Clube mantém invencibilidade e bate Barueri na Superliga
- Pinheiros vence o Guarulhos e larga na frente na semi do Paulistão
- Heide e Britto vencem e colocam o Brasil na final de Lima
- Geovana Meyer e Victor Barros iniciam bem na carabina no Rio
- Atletas brasileiros do snowboard halfpipe treinam na Suíça
Sétima cabeça de chave do torneio, Giullia Penalber teve uma campanha de duas vitórias e uma derrota até chegar na disputa do bronze. Primeiro, ela bateu a guamesa Rckaela Aquino e depois perdeu para a moldava Anastasia Nishita, pelas quartas de final. Como a algoz chegou na final, a brasileira pôde voltar à repescagem, onde superou a alemã Sandra Paruszewski.
Já pela disputa de bronze, Giullia Penalber entrou disposta a mudar o retrospecto negativo contra Kexin Hong. A chinesa havia vencido os dois duelos que fez contra a brasileira, ambos por superioridade, o último deles há menos de dois meses. No tapete da Champ-de-Mars Arena, Kexin foi intensa desde o começo e conseguiu cinco pontuações de dois pontos, obtendo 10 a 0 em menos de dois minutos. Assim, a luta acabou por superioridade técnica.
Feito histórico
Este é o melhor resultado da história do wrestling brasileiro em Olimpíadas. Com o quinto lugar em Paris-2024, Giullia Penalber supera a campanha de Rosângela Conceição, que foi oitava colocada na categoria até 72kg de Pequim-2008 após cair nas quartas de final. Antes de Giullia, nenhum outro atleta do país havia chegado na disputa por medalhas.
Giullia Penalber foi a única representante do wrestling brasileiro em Paris-2024. A carioca de 32 anos de idade disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira, depois de falhar nos ciclos anteriores. Irmã do ex-atleta olímpico Victor Penalber, Giullia começou no judô e migrou para o wrestling perto de sua transição para a categoria adulta.