Siga o OTD

Paris 2024

Henrique Marques avança, mas Juma perde no taekwondo

Brasil tem dois representantes na modalidade nesta sexta-feira

Henrique Marques Taekwondo
Henrique Marques na Olimpíada de Paris. Foto: Miriam Jaske

Paris – O Brasil tem dois representantes no taekwondo, nesta sexta-feira (9). Henrique Marques entrou em disputa pela categoria até 80 kg, enquanto Caroline Santos lutou na divisão até 67 kg. O brasileiro avançou para as quartas de final, enquanto “Juma” foi derrotada e aguarda a definição das próximas lutas para saber se retorna para a repescagem.

Vitória sobre favorito

O brasileiro de 20 anos estreou contra Saleh Elsharabaty, da Jordânia. O adversário foi punido aos 25 segundos de luta por ter saído da área de combate. Ele solicitou análise de vídeo, alegando que teria chutado a cabeça do brasileiro, o que foi negado.

Henrique acertou um chute para ganhar dois pontos e ainda contou com mais uma punição para o adversário. O primeiro round terminou em 4 a 1 a favor do brasileiro.

Mas o adversário, prata em Tóquio-2020, voltou com tudo no segundo round. Chegou a abrir 12 a 5 após acertar quatro chutes. No entanto, faltando 11 segundos para o encerramento, ele foi derrubado pelo brasileiro, tomou a quinta punição e perdeu o combate.

Caroline Santos, a Juma
Caroline Santos na Olimpíada de Paris-2024. Foto: Miriam Jeske/COB

Juma perde nas oitavas

Cabeça de chave número 6, Caroline Santos perdeu o primeiro round para a tailandesa Sasikarn Tongchan por 5 a 4. A adversária abriu vantagem de 2 a 0 na segunda parcial. Juma aplicou um chute, que só foi confirmado pelo árbitro de vídeo, para virar o placar.

Faltando poucos segundo para o fim, a tailandesa acertou mais um chute, de 5 pontos, e levou o combate para 7 a 6. Mais uma revisão de vídeo foi solicitada no fim da disputa, mas o placar foi mantido.

“Ela é uma atleta forte, e defendeu bastante na perna, e o meu preferencial é realmente o ataque, ela conseguiu defender bem”, analisou a brasileira. “Agora é torcer muito para que ela avance para a final, e com certeza eu vou lutar muito para poder conquistar essa medalha e levar para casa. Colocar ela no peito e dizer, ainda assim, confirmar que sim, é possível.”

Se Tongchan chegar à final do torneio olímpico, Juma poderá lutar pela repescagem. Mas a resposta só vem nas próximas horas. A tailandesa volta ao tapete do Grand Palais, sede do taewkondo, às 10h45 para as quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024