PARIS – Edival Pontes, o Netinho, derrotou Hakan Recber, da Turquia, medalha de bronze em Tóquio-2020, na repescagem e se classificou para a disputa da medalha de bronze da categoria até 68 kg do taekwondo. O brasileiro vai ter pela frente o espanhol Javier Perez Polo em luta marcada para começar às 15h49.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A luta foi disputada em altíssimo nível. Edival Pontes chegou a abrir 6 a 0, mas levou uma sequência de golpes de Hakan Recber, que virou para 7 a 6. Mas Netinho não desistiu e conseguiu reverter novamente o placar para fechar o primeiro round em 8 a 7.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O segundo round foi equilibrado e terminou empatado em 3 a 3. Como as pontuações de Netinho foram oriundas apenas de punições, o turco foi declarado vencedor por ter conseguido fazer seus pontos com golpes.
Assim, a decisão de quem iria para a disputa do bronze ficou para o terceiro round. Com um chute na região dorsal do adversário, Netinho abriu 2 a 0 no placar. Hakan Recber partiu com tudo para cima, mas o brasileiro soube contragolpear e conseguiu a vitória por 7 a 1, garantindo a classificação para a disputa do bronze.
Estreia
Foi a segunda luta de Netinho nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na estreia, ele foi derrotado por Zaid Kareem. No primeiro round, o jordaniano dominou as ações e venceu por 9 a 2. No segundo período, o brasileiro conseguiu conquistar o empate nos momentos finais do segundo round para se manter vivo na luta. Ele estava perdendo por 4 a 3, quando conseguiu acertar a cabeça do adversário faltando menos de 10 segundos para o final. O árbitro, inicialmente, não marcou os pontos. Então, Netinho solicitou o VAR, que confirmou o golpe e a virada para 6 a 4. No fim, Edival ainda sofreu uma punição mas venceu por 6 a 5.
Por fim, Zaid Kareem voltou forte para o último round e abriu uma ótima vantagem logo no início. Foram dois chutes na cabeça e um no corpo para fazer 8 a 0. Netinho esboçou uma reação com um golpe na cabeça, mas parou por ali. Final 9 a 3 para o atleta da Jordânia e 2 a 1 em rounds.
Netinho só conseguiu entrar na repescagem porque Zaid Kareem venceu todos os adversários que teve pela frente e se classificou para a disputa da medalha de ouro.