Derrotada por Luo Zongshi nas quartas de final, Maria Clara Pacheco dependia de uma vitória da chinesa sobre a sul-coreana Kim Yujin na semifinal para voltar à disputa da categoria até 57 kg do taekwondo. Mas o resultado desejado pela brasileira não aconteceu e ela está eliminada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O primeiro round foi bem ruim para as pretensões de Maria Clara Pacheco. Kim Yujin lutou melhor desde o começo e venceu por 7 a 0. Luo Zongshi, por sua vez, voltou com tudo no segundo round e derrotou a rival por 7 a 1. A definição da finalista e, consequentemente, a decisão da sorte da brasileira ficou para o último round.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No terceiro e decisivo round, Kim Yujin foi superior, aplicou golpes precisos e acabou vencendo com tranquilidade por 10 a 3. Agora, a sul-coreana vai para a final, enquanto Luo Zongshi vai para a repescagem para lugar pelo bronze.
Campanha
Já Maria Clara Pacheco se despede da competição com uma vitória e uma derrota. Na estreia, contra a australiana Stacey Hymer, a brasileira sequer tomou pontos da adversária. No primeiro round ela triunfou por 5 a 0, com dois chutes no corpo e uma punição da australiana. Em seguida, venceu o segundo round pelo desempate (0 a 0) por ter sido a atleta que esteve mais perto de conquistar pontos.
Nas quartas de final, Maria Clara Pacheco acertou um golpe em que conseguiu derrubar a adversária e pontuou logo no começo do primeiro round. Depois, a chinesa pediu a revisão de vídeo de um chute em que teria acertado a cabeça da brasileira. A arbitragem reviu e não deu o ponto para a asiática.
Depois disso, apesar das tentativas de Luo Zongshi, Maria Clara Pacheco conseguiu escapar ilesa para vencer o primeiro período por 1 a 0.
No segundo round, Luo Zongshi acertou o tronco da brasileira e abriu 2 a 0. Maria Clara Pacheco ainda levou uma punição, o que aumentou a vantagem da chinesa. A brasileira, entretanto, não desistiu, conseguiu marcar mais dois pontos, mas acabou derrotada por 3 a 2.
Com isso, a decisão da vencedora aconteceu no último round. Luo Zongshi saiu em vantagem ao acertar a cabeça da brasileira duas vezes. Assim, o placar foi para 6 a 0 e a chinesa conseguiu manter a vantagem até o fim para garantir a classificação para a semifinal.
Netinho
No masculino, Edival Pontes, o Netinho, eliminado nas oitavas de final pelo jordaniano Zaid Kareem, segue com chances de voltar à repescagem. Seu algoz derrotou o turco Hakan Receber nas quartas de final e vai lutar contra o britânico Bradly Sinden na semifinal. Se ele avançar para a final, o brasileiro entra na disputa pelo bronze.