Siga o OTD

Paris 2024

Mulheres fazem a diferença para o Brasil no quadro de medalhas

Confira a situação do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e a posição do Brasil após as competições nesta quarta-feira (7)

Rebeca Andrade se torna a maior atleta olímpica da história do Brasil com dois ouros, três pratas e um bronze
Com seis medalhas em duas edições de Jogos, Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Assim como na delegação, as mulheres prometem ser maioria no quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Por enquanto, restando cerca de quatro dias para o encerramento da Olimpíada, as brasileiras já conquistaram 10  pódios no evento. Nesta quarta-feira (7), Augusto Akio levou o bronze do skate park e os homens chegaram  ao 5º pódio. Na ponta do quadro, o atletismo está fazendo os Estados Unidos seguirem na liderança.

Fim do skate em Paris

Augusto Akio conquista a medalha de bronze no skate park masculino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Luiza Moraes/COB

Antes de falar da participação feminina, é preciso destacar o efeito do skate nas conquistas de medalhas brasileiras. No encerramento da modalidade em Paris-2024, Augusto Akio conquistou o terceiro lugar no park masculino, a mesma posição em que Rayssa Leal ficou no street feminino. Dessa forma, superou a quantidade prevista na projeção do OTD que apostou em um ouro de Rayssa

Participação feminina

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, edição que marcou a melhor participação do Brasil em Olimpíadas, as mulheres foram responsáveis por nove das 21 medalhas conquistadas. Tal façanha se deu apesar de serem minoria da delegação brasileira na capital do Japão. 

Agora, em Paris-2024, esse número já está batido com graças à Seleção Feminina de futebol que disputa a final contra os Estados Unidos no sábado e já tem uma prata. Além disso, a conta ainda pode aumentar porque podem vir pódios no vôlei feminino de quadra, Duda e Ana Patrícia na praia e Ana Marcela Cunha na maratona aquática. 

Atletismo faz EUA disparar

O atletismo tem feito a diferença para a arrancada final dos Estados Unidos na ponta do quadro de medalhas. Até o momento, os norte-americanos lideram com folga a tabela do modalidade, tendo conquistados 6 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Na somatória total, também estão na ponta com 27 de ouros, 35 de pratas e 32 de bronzes. A China vem logo depois, com 25 ouros, 23 pratas e 17 bronzes. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024