Siga o OTD

Paris 2024

Brasil perde para o Dream Team e cai nas quartas da Olimpíada

Brasil perde para poderoso time dos EUA, o “Dream Team”, e para nas quartas de final do basquete masculino em Paris

Léo Meindl, do Brasil, em duelo contra Lebron James, do Dream Team dos Estados Unidos no basquete de Paris-2024
(Foto: Wander Roberto/COB)

Paris – Todos sabiam que seria uma missão muito difícil. E realmente foi. O Brasil bem que lutou, mas não conseguiu segurar o ímpeto do poderoso time dos Estados Unidos. Na despedida de Marcelinho Huertas, a seleção verde-amarela perdeu para o “Dream Team”, formado por Lebron James, Stephen Curry e companhia, por 122 a 87, nesta terça-feira (06), na Arena de Bercy, e caiu nas quartas de final do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O Brasil até fez os dois primeiros pontos e chegou a ter 4 a 2 de frente, mas os Estados Unidos tomaram a dianteira do placar logo na sequência e não saíram mais. A seleção brasileira chegou a ter um bom momento no segundo período, com ótima atuação de Marcelinho Huertas, mas os Estados Unidos não deixaram a equipe verde-amarela se aventurar ainda mais. O primeiro tempo acabou 63 a 36, enquanto o duelo terminou 122 a 87.

Bruno Caboclo foi o principal jogador do Brasil, com 30 pontos marcados, sendo o cestinha da partida. Ele ainda pegou sesi rebotes e deu uma assistência. Georginho, que não começou entre os titulares, mas substituiu Raulzinho, que saiu lesionado, fez 15 pontos e pegou oito rebotes, ficando próximo de um duplo-duplo. Huertas anotou nove pontos, todos no primeiro tempo, enquanto Yago e Lucas Dias fizeram oito.

Devin Booker foi o principal pontuador dos Estados Unidos, com 18 pontos marcados, seguido por Anthony Edwards, com 17. Mesmo sendo vaiado pela torcida durante todos os 12 minutos em que esteve em quadra, por sua escolha de defender os Estados Unidos e não a França nos Jogos Olínpicos, Joel Embiid anotou 14 pontos. Anthony Davis marcou 13 pontos, enquanto Lebron James fez 12. Stephen Curry fez sete.

A escrita segue

Com o resultado, o Brasil segue sem vencer os Estados Unidos no basquete masculino em Jogos Olímpicos. Agora, são dez jogo e dez vitórias para os norte-americanos. Antes de Paris-2024, a última vez que as equipes haviam se enfrentado havia sido nas quartas de final de Atlanta-1996. Considerando todas as competições, a seleção brasileira havia vencido os dois últimos jogos entre as duas equipes – EUA sem equipe completa -, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023.

Marcelinho Huertas arremessando contra os Estados Unidos no basquete masculino de Paris-2024
(Foto: Wander Roberto/COB)

Os Estados Unidos se classificaram para as semifinais e, agora, vão enfrentar a Sérvia, que derrotou a Austrália em uma virada espetacular. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram, com vitória ianque por 110 a 84. O outro lado da chave conta com França e Alemanha, que estavam no grupo do Brasil na primeira fase. As semifinais serão na quinta-feira (08), enquanto a final será no sábado (10).

Como foi o jogo

Gui Santos fez os dois primeiros pontos do jogo, em uma roubada de bola de contra-ataque. Os Estados Unidos empataram logo na sequência, mas o Brasil ainda conseguiu estar a frente do placar outra vez, em 4 a 2, após pontos de Caboclo. Foram somente nesses dois momentos em que nossa seleção esteve em vantagem. Depois disso, os Estados Unidos passaram a frente do placar e não saíram mais do placar. Eles fecharam o primeiro período em 33 a 21.

O Brasil voltou mal para o segundo período. A seleção ficou quatro minutos sem pontuar e viu os Estados Unidos abrir 19 pontos de vantagem, em 40 a 21. Depois do “apagão”, o Brasil se acertou na partida, graças a Marcelinho Huertas, que passou a fazer a diferença. A seleção chegou a anotar uma corrida de 13 a 2 e cortou a diferença para oito pontos. No entanto, os Estados Unidos voltaram a abrir e foram para o intervalo com 63 a 36.

O terceiro período foi o que teve maior equilíbrio. As duas equipes trocaram corridas de pontos e, assim, a diferença no placar acabou não sendo tão modificada. A partir da metade final do terceiro quarto, o jogo tornou-se uma troca de ataques. As duas equipes aliviaram suas defesas e os propiciaram muitos pontos uns aos outros, em especial com chutes do perímetro. Lebron deixou a quadra depois que tomou uma cotovelada de Georginho. No fim, o quarto acabou 94 a 71.

No último quarto, os Estados Unidos rodaram sua equipe. Os principais jogadores foram para o banco de reservas e somente os reservas estiveram em quadra. Ainda assim, a equipe ianque conseguiu tomar controle da parcial final, abriram ainda mais pontos e fecharam o placar em 122 a 87.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024