Siga o OTD

Quadro de medalhas

Brasil garante 14º pódio e segue no G20 do quadro de medalhas

Confira a situação do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e a posição do Brasil após as competições nesta terça-feira (6)

Futebol feminino despachando a Espanha nos Jogos Olímpicos de Pris-2024
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil conquistou duas medalhas na noite da última segunda-feira (5), com Tati Weston-Webb e Gabriel Medina no surfe. Além disso, uma prata está garantida com o futebol feminino. Entretanto, os pódios não fizeram o país ganhar posições no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com isso, o 17º lugar segue com os brasileiros. Austrália ultrapassa França na terceira posição.

+Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Favorito desde o anúncio do surfe em Teahupoo, Gabriel Medina acabou prejudicado pela própria praia taitiana na segunda-feira. O brasileiro tricampeão mundial viu a vaga na final escapar lentamente durante quase 20 minutos sem ondas na bateria da semifinal. Apesar disso, ele se recuperou da derrota dolorida e conseguiu fechar sua participação com a medalha de bronze. 

Tati Weston-Webb ficou mais perto ainda da medalha de ouro. Em campanha épica no Taiti, a brasileira venceu as atuais líder e terceira colocada da WSL, mas perdeu a decisão por menos de dois décimos para a atual campeã mundial. Mesmo assim, Tati conquistou um feito histórico ao garantir a primeira medalha do surfe feminino brasileiro em Olimpíadas.

Por enquanto, o Brasil soma 13 medalhas e ocupa a 12ª colocação quando o assunto é a soma total. Na contagem por ouros, foram apenas dois conquistados, cinco pratas e seis bronzes. A seleção feminina de vôlei e futebol, Ana Marcela Cunha, Alison dos Santos e Isaquias Queiroz são as principais chances restantes de pódio dourado.   

Austrália em terceiro

A terceira posição do quadro de medalhas vinha sendo disputada entre Austrália e França. Nas últimas semanas, os donos da casa vinham segurando a posição pelo número de ouro. Contudo, após a conquista da australiana Arisa Trew no skate park feminino fez total diferença para a troca de lugares. Com um pódio dourado a mais, o país da Oceania assumiu o terceiro lugar com 14 ouros, 12 pratas e 9 bronzes, enquanto os franceses têm 13 ouros, 16 pratas e 19 bronzes. 

Enquanto isso, no topo do quadro de medalhas, os Estados Unidos levam vantagem sobre a China com 24 ouros, 31 pratas e 31 bronzes. O atletismo tem feito a diferença para os norte-americanos, que já conquistaram 5 títulos nesta modalidade. Os chineses vêm logo depois com 22 ouros, 21 pratas e 16 bronzes. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Quadro de medalhas