Após longos 92 anos o Brasil irá contar com um atleta na final olímpica do lançamento de dardo! Nesta manhã de terça-feira (6), Luiz Maurício Dias fez história e conquistou a vaga para a decisão da modalidade em Paris-2024. Com um lançamento de 85,91m, ele quebrou o recorde sul-americano e atingiu o ínidce de qualificação para a final com a 6ª melhor marca geral.
+ Siga nosso canal do WhatsApp
No lançamento de dardo, os atletas precisam atingir a marca de classificação de 84m ou ficar entre os 12 melhores resultados para avançar à decisão. Na prova, Luiz Maurício foi consistente e melhorou cada lançamento que fez. Já no primeiro, atingiu 81.62m, perto mas não o suficiente para garantir a vaga. Em seguida, lançou para 83m21, o que lhe colocou entre as dez melhores marcas.
Mas o brasileiro queria mais, muito mais. Para a última tentativa, Luiz Maurício chamou a torcida e externou toda a energia recebida. O lançamento saiu limpo, com boa angulação e com muita força. Ao atingir o solo veio a confirmação da vaga à final. De quebra ele ainda estabeleceu a melhor marca da carreira e o novo recorde sul-americano, que já era dele. 85 metros e 91 centímetros, feitos agora em uma Olimpíada.
Esta é a segunda vez em toda a história dos Jogos Olímpicos que um brasileiro avança para final do lançamento de dardo. O primeiro foi Heitor Medina, que competiu em Los Angeles-1932 e terminou em 11º com 58,00m. Medina detêm até hoje a melhor colocação olímpica de um atleta do Brasil na modalidade.
Sem vaga para Pedro Henrique
Pedro Henrique Rodrigues também participou da modalidade, mas não conseguiu avançar para a decisão. Ele acertou os três lançamentos, com marcas de 76.23m, 79.46m e 75.69, terminando em 19º lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK