Siga o OTD

Paris 2024

Alison dos Santos avança às semis nos 400m com barreiras

Principal esperança de medalha no atletismo brasileiro, Alison dos Santos domina classificatória dos 400m com barreiras e vai às semis

Na imagem, Alison dos Santos, um dos convocados da CBAt. atletismo, 400 metros com barreiras, paris-2024
Alison dos Santos/ Foto: CBAt

Principal nome do atletismo brasileiro, Alison dos Santos deu início a sua trajetória em Paris-2024 na busca pela segunda medalha olímpica. O brasileiro disputou, na manhã desta segunda-feira (5), a bateria classificatória para as semifinais dos 400 metros com barreiras. E o resultado não poderia ser diferente. Mesmo tirando o pé, Piu sobrou, e ficou entre os três primeiros para seguir adiante na competição.

+Guia olímpico dos 400 metros com barreiras

Alison dos Santos esteve presente na terceira bateria classificatória dos 400 metros com barreiras. Na prova, Piu largou bem e assumiu a liderança já na primeira metade do percurso. No final, o brasileiro baixou totalmente o ritmo para se poupar para as próximas etapas. Assim, ele ficou com o tempo de 48s75, na terceira colocação.

Os dois grandes rivais de Piu, Rai Benjamin e Karsten Warholm entraram em ação nas duas baterias anteriores. Sem surpresas, ambos dominaram e venceram suas séries. Benjamin, dos Estados Unidos, teve o tempo de 48s82, enquanto o norueguês Karsten Warholm triunfou com a marca de 47s57.

Matheus Lima em ação nos 400 metros com barreiras em Paris-2024 (Wander Roberto/COB)

O Brasil ainda contou com mais um atleta na modalidade. Aos 21 anos de idade, Matheus Lima fez a sua estreia olímpica em Paris-2024, disputando a quinta e última bateria classificatória dos 400 metros com barreiras. Na prova, o brasileiro saiu um pouco atrás, fez uma corrida de recuperação e conseguiu ultrapassar os adversários na reta final para chegar em 2º lugar. Assim, Matheus se juntou ao Piu e garantiu a sua vaga nas semifinais da categoria. O tempo dele foi de 48s90.

Por fim, na disputa feminina, Chayenne da Silva não conseguiu avançar às semifinais da categoria. A brasileira correu na segunda bateria de repescagem, que classificava as duas primeiras atletas. Chayenne, no entanto, ficou em último lugar e se despediu da competição. O tempo dela foi de 56s56, mais de um segundo atrás da segunda colocada.

Giro no atletismo

Juliana Campos na disputa do salto com vara feminino em Paris-2024 (Wander Roberto/COB)

Outros cinco brasileiros entraram em ação em outras provas do atletismo na manhã desta segunda-feira (5). Nos 400 metros rasos masculino, Lucas Carvalho não conseguiu vencer a repescagem e se despediu da competição. Ele disputou uma bateria com apenas dois adversários, mas ficou em terceiro lugar com a marca de 46s25.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Na mesma modalidade, só que entre as mulheres, Tiffani Marinho disputou a classificatória. Correndo na terceira bateria, a brasileira chegou em 7º lugar e não conseguiu avançar às semifinais. No entanto, ela ainda tem a repescagem para tentar conquistar a vaga.

Já no salto com vara feminino, o Brasil contou com Juliana Campos como única representante. A brasileira teve dificuldades para passar da primeira altura (4,20m), mas conseguiu na sua terceira e última tentativa. Em seguida, ela passou de primeira o sarrafo de 4,40m e deu esperanças de consquitar a vaga para a final. Porém, Juliana errou os três saltos para 4,55m e se despediu da competição. Na última tentativa, inclusive, ficou perto de conseguiu. No fim, nove atletas se classificaram com o salto em 4,40m, mas a brasileira não avançou por ter errado duas tentativas no primeiro sarrafo (4,20m).

Por fim, na repescagem dos 200m rasos feminino, Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins não conseguiram ficar entre as duas primeiras de suas respectivas baterias e se despediram da competição. Ana Carolina ficou em 7º lugar (23s44), enquanto Lorraine ficou em 6º (23s82).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paris 2024