8 5
Siga o OTD

Paris 2024

CBF vai recorrer de punição para contar com Marta na semifinal

Craque brasileira foi punida com dois jogos de suspensão pelo Comitê Disciplinar da FIFA por expulsão na última partida da fase de grupos dos Jogos Olímpicos

Marta na partida contra a Espanha pelos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Rafael Ribeiro/CBF)
Marta na partida contra a Espanha pelos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Rafael Ribeiro/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que irá entrar com recurso para suspender a punição da meia Marta, visando contar com a jogadora para a disputa da semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, contra a Espanha. A partida acontece na próxima terça-feira (6), às 16h (horário de Brasília).

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Marta foi suspensa pelo Comitê Disciplinar da FIFA com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra a Espanha, na última quarta-feira (31), válida pela última rodada da fase de grupos do torneio olímpico. Segundo nota da CBF, a entidade internacional sugeriu esta suspensão sob o fundamento de que a brasileira cometeu uma falta de intensidade grave. Também de acordo com a publicação, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) auxiliará na tentativa de reverter a punição.

Confira a nota oficial da CBF na íntegra

“A Diretoria Jurídica da CBF vai entrar com pedido de efeito suspensivo no Comitê Disciplinar da FIFA para contar com a jogadora Marta na semifinal olímpica. Marta foi suspensa pelo Comitê Disciplinar da FIFA com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra a Espanha, na quarta-feira (31), em partida válida pela última rodada da fase de grupos.

Na terça-feira (6), o Brasil vai enfrentar a Espanha, em Marselha, em busca da vaga na final olímpica. Desde a expulsão da atleta, os integrantes da Diretoria Jurídica trabalham na defesa da jogadora. Na quinta-feira (1), o Comitê Disciplinar da FIFA sugeriu a aplicação de duas partidas, sob o fundamento de que a referida atleta cometeu falta grave.

Diante disso, a Diretoria Jurídica da CBF apresentou a defesa da atleta, a fim de desclassificar a gravidade da infração. Apesar dos esforços empreendidos, na sexta-feira (2), o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu pela punição mínima da atleta, conforme o Código Disciplinar, entendendo tratar-se de falta grave da jogadora, punível, portanto, com dois jogos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A CBF, juntamente com o COB, ressalta que não medirá esforços para reverter a exagerada sanção imposta pela FIFA, e reitera a sua fundamentação em novo recurso a ser apresentado no momento oportuno, com pedido de efeito suspensivo, a fim de possibilitar a atuação da atleta Marta nas semifinais das Olimpíadas, em mais um momento histórico para o futebol brasileiro.

Por fim, cumpre destacar que a atleta Marta possui um histórico irrepreensível de respeito às regras do desporto e ao fair play, sendo uma referência mundial do esporte para várias gerações por tudo o que conquistou dentro e fora dos campos.”

*Com informações da Confederação Brasileira de Futebol

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024