Siga o OTD

Paris 2024

Calderano perde para francês e fica sem medalha em Paris

Atleta de 28 anos ficou em 4º lugar, melhor campanha da história do Brasil no tênis de mesa

Hugo Calderano tênis de mesa paris quartas
Hugo Calderano em Paris-2024. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Paris – Hugo Calderano fez a melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Olímpicos no tênis de mesa. No entanto, o desempenho não foi coroado com uma medalha. O brasileiro perdeu a decisão pelo bronze para o anfitrião Felix Lebrun por 4 a 0, em partida realizada neste domingo (4), na Arena Paris Sul 4.

O retrospecto entre os dois atletas mostrava equilíbrio, com duas vitórias para cada lado em quatro duelos. Mas o brasileiro havia vencido os dois últimos confrontos, ambos realizados em 2024. Em março, Hugo fez 3 sets a 0 nas quartas de final do WTT Champions Incheon, na Coreia do Sul. Já em junho, o placar foi de 4 a 0 na decisão do WTT Star Contender, realizado em Ljubljana, na Eslovênia.

Como foi o jogo

Hugo Calderano começou sacando no primeiro set. O brasileiro manteve a liderança até o 4 a 4. A partir daí, o jovem francês virou o duelo e chegou a abrir 8 a 4. Ele conseguiu manter uma distância confortável para fechar em 11 a 6.

A segunda parcial começou com Lebrun mais efetivo e Hugo com dificuldade nas devoluções. O atleta abriu 6 a 2 de maneira rápida. Foi nesse momento que ocorreu o primeiro rali da parida, vencido pelo brasileiro. Hugo conseguiu diminuir a diferença para um ponto e forçou o adversário a pedir tempo com 9 a 8 no placar. O brasileiro passou a frente, mas o francês fechou em 12 a 10.

Pressionado, Hugo acelerou o jogo e forçou erros do adversário para abrir com 5 a 2 no terceiro set. O francês venceu dois ralis, cresceu no jogo e virou para 7 a 6. Hugo parou o jogo, mas o adversário manteve o ritmo. Fechou a parcial em 11 a 7.

O quarto set trouxe um roteiro parecido. Lebrun manteve a liderança na primeira metade da parcial e chegou a abrir 3 pontos de vantagem. O jovem venceu mais um rali para fazer 7 a 3. Ele manteve distância confortável até o final para fechar em 11 a 6 e levar o bronze.

Caminho em Paris

Hugo Calderano venceu quatro partidas até chegar à decisão pelo bronze. Estreou contra o cubano Andy Pereira, depois superou o espanhol Álvaro Robles, o francês Alexis Lebrun, irmão do adversário deste domingo, além do coreano Jan Woojin. A derrota foi para o sueco Truls Moregard, número 19 do mundo, e vice-campeão mundial.

Esta foi a terceira participação de Hugo em Jogos Olímpicos. Na Rio-2016, terminou na nona colocação. Já em Tóquio-2020, foi quinto, até então, a melhor campanha de um brasileiro no tênis de mesa em Olimpíadas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024