Paris – Hugo Calderano fez a melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Olímpicos no tênis de mesa. No entanto, o desempenho não foi coroado com uma medalha. O brasileiro perdeu a decisão pelo bronze para o anfitrião Felix Lebrun por 4 a 0, em partida realizada neste domingo (4), na Arena Paris Sul 4.
O retrospecto entre os dois atletas mostrava equilíbrio, com duas vitórias para cada lado em quatro duelos. Mas o brasileiro havia vencido os dois últimos confrontos, ambos realizados em 2024. Em março, Hugo fez 3 sets a 0 nas quartas de final do WTT Champions Incheon, na Coreia do Sul. Já em junho, o placar foi de 4 a 0 na decisão do WTT Star Contender, realizado em Ljubljana, na Eslovênia.
Como foi o jogo
Hugo Calderano começou sacando no primeiro set. O brasileiro manteve a liderança até o 4 a 4. A partir daí, o jovem francês virou o duelo e chegou a abrir 8 a 4. Ele conseguiu manter uma distância confortável para fechar em 11 a 6.
A segunda parcial começou com Lebrun mais efetivo e Hugo com dificuldade nas devoluções. O atleta abriu 6 a 2 de maneira rápida. Foi nesse momento que ocorreu o primeiro rali da parida, vencido pelo brasileiro. Hugo conseguiu diminuir a diferença para um ponto e forçou o adversário a pedir tempo com 9 a 8 no placar. O brasileiro passou a frente, mas o francês fechou em 12 a 10.
Pressionado, Hugo acelerou o jogo e forçou erros do adversário para abrir com 5 a 2 no terceiro set. O francês venceu dois ralis, cresceu no jogo e virou para 7 a 6. Hugo parou o jogo, mas o adversário manteve o ritmo. Fechou a parcial em 11 a 7.
O quarto set trouxe um roteiro parecido. Lebrun manteve a liderança na primeira metade da parcial e chegou a abrir 3 pontos de vantagem. O jovem venceu mais um rali para fazer 7 a 3. Ele manteve distância confortável até o final para fechar em 11 a 6 e levar o bronze.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Caminho em Paris
Hugo Calderano venceu quatro partidas até chegar à decisão pelo bronze. Estreou contra o cubano Andy Pereira, depois superou o espanhol Álvaro Robles, o francês Alexis Lebrun, irmão do adversário deste domingo, além do coreano Jan Woojin. A derrota foi para o sueco Truls Moregard, número 19 do mundo, e vice-campeão mundial.
Esta foi a terceira participação de Hugo em Jogos Olímpicos. Na Rio-2016, terminou na nona colocação. Já em Tóquio-2020, foi quinto, até então, a melhor campanha de um brasileiro no tênis de mesa em Olimpíadas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK