Siga o OTD

Paris 2024

Ana Luiza fecha em 9º campanha história no tiro com arco

Brasileira fez um jogo duro contra a francesa Lisa Barbelin e toda a torcida no Hôtel des Invalides, acabou derrotada, mas sai de Paris com muito a comemorar

Ana Luiza Caetano tiro com arco paris olimíada de paris 9º lugar nono lugar oitavas de final
(Miriam Jeske/COB)

Paris – A brasileira Ana Luiza Caetano parou nas oitavas de final do individual feminino do tiro com arco nos Jogos de Paris. Neste sábado (3), ela foi eliminada ao perder para a francesa Lisa Barbelin por 6 a 2, parciais de 28/25, 26/27, 28/27 e 28/27, em confronto realizado no Hôtel des Invalides. O combate era duro, já que, além de toda a torcida para a anfitriã, Barbelin é a 11ª do ranking mundial. Ana é a 63ª.

+ Confira o Guia dos Jogos

Assim, Ana Luiza Cartano encerra a primeira participação olímpica dela com a nona colocação, igualando o melhor resultado brasileiro na modalidade em Jogos. Ane Marcelle, na Rio-2016, Marcus D’Almeida, em Tóquio-2020, ambos no individual, além da própria Ana Luiza e Marquinhos nas duplas mistas agora em Paris, também chegaram na nona posição. No caso das duplas, nunca o Brasil havia participado da fase eliminatória em Olimpíadas.

Ana Luisa Caetano tiro com arco paris olimíada de paris 9º lugar nono lugar oitavas de final
(Gaspar Nóbrega/COB)

Muito a comemorar

Ana Luiza Caetano sai de Paris com outras marcas memoráveis. Cravou 660 pontos no estágio de ranqueamento do tiro com arco, etapa que antecede o mata-mata, melhor resultado da carreira dela e de uma brasileira em competições internacionais. Acabou como a 19ª melhor ranqueada dentre as 64 competidoras, à frente, inclusive, de Barbelain. Na fase eliminatória, duas vitórias de virada. Primeiro sobre eslovena Zana Pintaric e depois sobre a malaia Syaqiera Mashayikh, esta última na flecha de ouro após uma recuperação eletrizante.

Ana Luisa Caetano tiro com arco paris olimíada de paris 9º lugar nono lugar oitavas de final
(Gaspar Nóbrega/COB)

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Masculino fecha programação

Marcus D’Almeida ainda pode ir além do nono lugar de Ana Luiza, já que disputa a reta decisiva do individual neste domingo (4). Ele entra na linha de tiro às 5h09 (Brasília) pelas oitavas de final. Ou seja, basta uma vitória para superar o nono lugar. A missão, porém, é mais difícil do que parece, pois ele enfrenta o sul-coreano Kim Woojin num duelo que poderia ser a final olímpica, uma vez que envolve o líder do ranking mundial, Marquinhos, e o vice-líder.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024