Paris – A dupla Bárbara Seixas/Carol Solberg entrou na quadra do Estádio da Torre Eiffel já classificada para as oitavas de final do vôlei de praia em Paris. O confronto contra a parceira holandesa Stam/Schoon valia, então, ‘apenas’ pelo primeiro lugar do grupo. E ficou com as brasileiras, após vitória por 2 sets a 1, de virada, parciais de 16/21, 21/17 e 19/17. Resta agora aguardar os próximos jogos para saber quem serão as adversárias na briga por uma vaga nas quartas.
Assim, Bárbara Seixas/Carol Solberg fecha a chave de grupos do vôlei de praia feminino de Paris 2024 com 100% de aproveitamento. Somam seis pontos em três vitórias. Vale destacar que entre Atenas-2004, quando a fase de grupos foi implementada na competição, e Tóquio-2020 cinco duplas brasileiras fecharam essa etapa com 100%. Quatro foram às semifinais e duas medalharam. Agora em Paris, além de Bárbara e Carol, Ana Patrícia e Duda tiveram aproveitamento perfeito na primeira fase.
Antes de pegar Stam/Schoon, Bárbara Seixas/Carol Solberg venceu as japonesas Akiko e Ishii no domingo (28) e depois as lituanas Paulikiene e Raupelyte, na terça-feira (30) ambas por 2 a 0. O torneio tem seis grupos com quatro duplas. As duas primeiras de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas vão direto para as oitavas. Os outros quatro terceiros lugares disputam as duas vagas restantes entre as 16.
+ Siga nosso canal do WhatsApp
Melhor pra elas
O primeiro set começou equilibrado com as duas duplas virando sem maiores problemas. No 5 a 5, após uma bola fora de Bárbara Seixas e dois aces holandeses, elas abriram três pontos no 8 a 5. As brasileiras remaram e ponto a ponto colaram no 10 a 9 contra, mas as holandesas voltaram a abrir três pontos após uma recepção ruim da dupla brasileira que ficou pendurada na rede para Schoon pontuar. Dali até o fim da parcial, Stam/Schoon não deixou mais Bárbara Seixas/Carol Solberg reagir e fez 1 a 0.
Escapada no início
No segundo set, a dupla do Brasil começou com tudo e abriu 7 a 3 em um contra-ataque aproveitado por Bárbara Seixas. As holandesas tentaram reagir e tiveram uma bola pra fazer 10/12 contra, mas Bárbara Seixas e Carol fizeram um milagre pra manter a bola no ar e, numa bolinha de Bárbara colocada no fundo de quadra com muita categoria, o Brasil fez 13 a 9. A seguir, ace nosso e 14 a 9 no marcador. Foi o último suspiro das holandesas na parcial, e o jogo foi para o tie-break.
O tie-break começou com Stam/Schoon na frente, mas com Bárbara Seixas/Carol Solberg na cola. No 2/4 contra, as brasileiras emplacaram seis pontos seguidos e abriram 8 a 4. Parecia resolvido, mas não estava. As holandesas reagiram, chegaram a encostar no 10/11, mas o Brasil foi a 14/11. Três march points, todos perdidos e o jogo ficou tenso. Stam/Schoon virou o jogo e passou a ter os match points. Perderam o primeiro, o segundo e Bárbara Seixas tomou a vantagem de volta no 18 a 17 em um ace na linha! Desta vez elas não perdoaram! Carol pegou o ataque holandês no bloque e fechou o jogo.