Foi no sufoco, mas as bicampeãs olímpicas estarão em mais uma final na Vela. Nesta quarta-feira (31), as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze subiram sete posições e alcançaram o top-10 na categoria 49er FX. Assim, elas se classificaram para a corrida de medalha, que acontece amanhã, às 10h43. No entanto, as brasileiras não têm chances matemáticas de alcançar o pódio.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Na final, mas sem chances de medalha
Mesmo com os ouros na Rio-2016 e em Tóquio-2020, Martine Grael e Kahena Kunze não eram as grandes favoritas em Paris-2024. Isso porque elas vêm de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. O mau momento pareceu afetar o desempenho das brasileiras nas primeiras nove regatas.
Nelas, Martine Grael e Kahena Kunze acumularam posições negativas e somaram 87 pontos. A pontuação, então, deixava elas na 15ª colocação geral. Para se classificar era preciso ficar entre as dez primeiras equipes. Assim, as brasileiras entraram pressionadas para buscar a classificação nas últimas três regatas da primeira fase.
Felizmente, a maré sorriu para as bicampeãs olímpicas. Na primeira regata do dia ficaram em 4º lugar e na seguinte veio o 9º lugar. Por fim, elas fecharam a última corrida no segundo melhor, sendo a melhor colocação que tiveram durante as doze provas. Os bons resultados somaram mais 15 pontos apenas o que deixou as brasileiras na oitava colocação geral.
Na final, as equipes mantêm as pontuações que obtiveram na primeira fase. Porém, a decisão tem peso dobrado na soma de pontos. No momento, a terceira dupla é da Suécia, com 74 pontos. Assim, os 102 pontos que as brasileiras têm as impede de competir por medalhas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK