Depois de ser quarta colocada no caiaque, Ana Sátila ficou em quinto lugar na disputa da canoa nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, realizada nesta quarta-feira (31), em Vaires-sur-Marne. A mineira de 28 anos teve um toque em uma das balizas e marcou 112s70, ficando fora do pódio. A vencedora da prova foi a australiana Jessica Fox, com 101s06.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Quinta colocada na semifinal, realizada poucas horas antes, Ana Sátila foi a oitava atleta a competir na decisão. Logo no início de sua participação, teve um toque na quinta baliza e teve dois segundos descontados. Ela perdeu alguns segundos em algumas portas e não conseguiu ficar entre as líderes, terminando com 112s70, na quinta colocação.
A grande campeã foi Jessica Fox, da Austrália, que conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos de Paris-2024. Para vencer, ela teve uma atuação irretocável a anotou a marca de 101s06. A alemã Elena Link (103s54) ficou com a prata, enquanto a estadunidense Evy Leibfarth (109s95) completou o pódio do C1 em terceiro lugar.
Histórico da prova
Esta foi apenas a segunda vez que a canoa feminina integrou o programa olímpico da canoagem slalom. A primeira vez foi em Tóquio-2020, quando Ana Sátila também foi finalista. Naquela ocasião, ela chegou na decisão após ficar em terceiro lugar na semifinal, mas perdeu uma porta na final e terminou na décima colocação (apenas dez atletas disputaram a final naquela ocasião).
Portanto, o resultado de Ana Sátila em Paris-2024 é o melhor da história do Brasil na canoa em Olimpíadas, superando o desempenho que ela mesma havia feito na última edição. Há dois dias, ela também havia feito o melhor resultado da história do Brasil na história da canoagem slalom, mas no caiaque, quando terminou na quarta colocação.
Em Paris, Ana ainda competirá no caiaque cross, prova que fará sua estreia no programa olímpico. As disputas começarão na sexta-feira (02), com a tomada de tempo. As finais acontecerão no dia 5 de agosto. Ana Sátila é candidata à medalha nesta prova.