Depois de ter sido quarta colocada no caiaque, a brasileira Ana Sátila segue em busca de uma medalha olímpica inédita na canoagem slalom, agora na canoa.. Ela se garantiu na final da prova em Paris-2024 após ficar em quinto lugar na semifinal, com o tempo de 109s88. A decisão acontecerá ainda nesta quarta-feira (31), às 12h30 (horário de Brasília), em Vaires-sur-Marne.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Vindo de um sétimo lugar na eliminatória, disputada na véspera, Ana Satila foi a 12ª atleta a realizar sua descida na semifinal. Ela começou muito bem e fez uma descida muito rápida, mas teve um toque na antepenúltima baliza e acabou tendo dois segundos de penalidade descontados. No fim, terminou com o tempo de 109s88, o suficiente para avançar à final.
Um total de 18 atletas participaram da semifinal, sendo que somente as 12 primeiras colocadas foram à decisão. Ana foi a quinta colocada. A líder foi a tcheca Gabriela Satkova, que fez uma descida limpa e marcou 105s55. A australiana Jessica Fox, campeã no K1 há três dias, ficou em segundo com 106s08, enquanto a moldávia Monica Vilarrubla foi a terceira, com 106s53.
Esta é apenas a segunda vez que a canoa feminina integra o programa olímpico da canoagem slalom. A primeira vez foi justamente em Tóquio-2020, quando Ana Sátila também foi finalista. Naquela ocasião, ela chegou na decisão após ficar em terceiro lugar na semifinal. No entanto, perdeu uma porta na final e terminou na décima colocação (apenas dez atletas disputaram a final).