O atletismo brasileiro fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 na madrugada desta quinta-feira (1), às 2h30 (horário de Brasília). A primeira prova realizada será a da marcha atlética 20km para os homens. A disputa feminina, por sua vez, ocorre na sequência, às 4h20. E pela primeira vez na história, o Brasil terá uma equipe completa classificada no evento.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Ao todo, o país classificou seis atletas – Caio Bonfim, Matheus Côrrea, Max Batista, Érica Sena, Gabriela Muniz e Viviane Lyra. Além disso, no Mundial de Marcha Atlética deste ano, o Brasil conquistou uma vaga para a prova do revezamento misto, inédita no programa olímpico. Em Paris, ela será disputada por Caio e Viviane.
“É uma coisa linda. Poucas modalidades colocam o número total de atletas. Isso é muito gratificante. O Brasil não é um país de tradição, em que a marcha atlética não é tão divulgada e popular, e que muitos ainda torcem a cara quando se fala em marcha atlética. Mas estamos com um time forte, de atletas de alto nível, porque são só 48 vagas. E estar entre os 48 melhores atletas do mundo não é para qualquer um”, destacou Gianetti Bonfim, mãe de Caio e treinadora da delegação brasileira.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Sobre a equipe
Caio Bonfim, de 33 anos, é o atleta com mais participações olímpicas na delegação brasileira, chegando a quatro na França. Atualmente, ele ocupa o terceiro lugar do ranking mundial e é o principal candidato a medalha do país na marcha atlética. Matheus Corrêa esteve presente nos Jogos de Tóquio-2020, enquanto Max Batista fará sua estreia em Paris, aos 29 anos.
Viviane Lyra, que completou 31 anos no último dia 29 de julho, também é estreante em Jogos Olímpicos. A marchadora carioca é nona do ranking mundial e se classificou ao torneio após atingir o índice necessário no Mundial de atletismo de Budapeste, no ano passado. O Brasil conta com a experiência de Érica Sena, de 39 anos, que disputará sua terceira Olimpíada. Por fim, Gabriela Muniz, de apenas 22 anos, também debutará na competição na França.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo