Gustavo Bala Loka fechou na 6ª posição na prova do BMX Freestyle, disputada nesta quarta-feira (31), pelos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O atleta estreante em Olimpíadas obteve a sua maior nota na primeira tentativa, com 90.20, na pista do Parque de Esportes Urbanos, erguido na Praça da Concórdia.
O brasileiro avançou para a final, com a oitava melhor média. Por isso, foi o segundo na rotação da final. Ele disse que tinha guardado três ou quatro manobras para a disputa decisiva e cumpriu com a palavra. Na primeira volta, acertou tudo o que tentou e recebeu 90.20, sendo a quarta melhor nota da primeira série.
Fora do pódio, Bala-loka foi para o tudo ou nada na sua segunda tentativa e, novamente, fez uma volta perfeita. Porém, a sua pontuação foi menor do que a da primeira, com 88.88. Assim, o brasileiro ficou sem chances de medalhas e restou apenas esperar os demais atletas para definir a colocação final.
O grande vencedor do BMX Freestyle em Paris-2024 foi o argentino José Torres Gil, que voou alto para receber a pontuação de 94.82 em sua primeira tentativa. A prata ficou com o britânico Kieran Reilly, que anotou 93.91 na última volta entre todos os competidores. Por fim, o dono da casa Anthony Jeanjean, fechou o pódio com a pontuação 93.76.
Classificação olímpica
O paulista de 21 avançou para a disputa em Paris ao ficar entre os seis melhores atletas da Série de Classificação Olímpica. Na etapa de Xangai (China), ele ficou no oitavo lugar. Mas cresceu de rendimento em Budapeste (Hungria) e fechou em quarto.
Gustavo tem como principais conquistas o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, além de dois bronzes em Campeonatos Pan-Americanos, em 2022 e 2023.
Ele foi o primeiro brasileiro a ficar em um top 10 de uma etapa da Copa do Mundo. Já no Mundial de 2024, ficou no décimo lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK