Único peso-médio do Brasil no judô em Paris-2024, Rafael Macedo avançou às quartas de final neste quinto dia de disputas do judô nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Para isso, ele precisou vencer suas duas lutas iniciais desta quarta-feira (31), na Champ-de-Mars Arena. O judoca volta em ação ainda hoje e, mesmo se perder o próximo confronto, ainda poderá ter chances de medalha através da repescagem.
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
As lutas
Rafael Macedo, 11º colocado no ranking mundial em sua categoria, estreou em Paris diante do holandês Noël van ‘t End (19º), campeão mundial em 2021. No confronto, ambos judocas brigaram muito pelo domínio das mangas e das golas do judogi. Com pouca combatividade, os dois atletas receberam um shido juntos no início do duelo. Em seguida, o brasileiro aumentou o seu volume de ataque e forçou mais dois shidos para o holandês, que sofreu um hansoku-make e perdeu a luta.
A vitória na primeira rodada significou uma melhora na campanha de Rafael Macedo em relação a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. No Japão, o brasileiro acabou perdendo em sua luta de estreia diante do casaque Islam Bozbayev. Já para a segunda rodada em Paris-2024, Macedo enfrentou o romeno Alex Cret, 28º do ranking mundial.
No confronto, Rafael Macedo manteve a estratégia de brigar pelas pegadas no judogi. Porém, Cret não quis pagar para ver, e partiu com tudo para o ataque. Mais ofensivo, o romeno conseguiu forçar dois shidos para o brasileiro durante o tempo regulamentar, um por falta de combatividade e outro por falso ataque.
A decisão foi ficando mais tensa durante o Golden Point e Alex Cret tentou forçar um ataque para forçar o terceiro shido ao brasileiro. No entanto, foi o romeno quem recebeu a punição por falso ataque. A luta continuou no mesmo ritmo, com Cret buscando mais os golpes. Então, em uma das tentativas de derrubar o brasileiro, o romeno acabou deixando o braço exposto. Rafael Macedo aproveitou e aplicou a chave de braço com perfeição para vencer a luta com um Ude-hishigi-juji-gatame.
Próximo confronto
Classificado para as quartas de final da categoria, Rafael Macedo terá pela frente o espanhol Tristani Mosakhlishvili, que venceu Erlan Sherov, do Quirguistão, nas oitavas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK