Paris – Depois de Bárbara Seixas/Carol Solberg, mais uma dupla brasileira assegurou seu lugar na oitavas de final do torneio de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Duda/Ana Patrícia venceu as espanholas Liliana/Paula por 2 sets a 0 (21/13 e 21/1x), na tarde desta terça-feira (30), chegando à segunda vitória na competição.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Mesmo com o jogo tendo iniciado às 21h no horário local, a claridade ainda se fazia presente no Estádio da Torre Eiffel, demonstrando um típico dia do verão francês. Naturalmente, a temperatura caiu em relação à tarde, quando termômetros chegaram a marcar 36ºC, mas o calor se fazia presente no local – quando o jogo começou, estava 31ºC.
Todos esses fatores fizeram parte do contexto da partida, que teve total domínio das brasileiras. Duda e Ana Patrícia tomaram conta do jogo desde o início. Elas controlaram o primeiro set até fechar em 21/12. Liliana/Paula melhorou na primeira parcial, mas não o suficiente para superar as brasileiras, que ganharam por 21/xx.
Situação da chave
Líderes do ranking mundial, Duda e Ana Patrícia já vinham de vitória contra as egípcias Abdelhady/Elghobashy por 2 a 0 (21/14 e 21/19) na estreia. Com o novo triunfo, assumiram a liderança do grupo A de forma isolada. Elas têm quatro pontos somados, a frente das italianas Gottardi/Mengatti, que têm três pontos cada, com uma vitória e uma derrota.
O torneio olímpico de vôlei de praia em Paris-2024 conta com 24 duplas, divididas em seis grupos de quatro. As duas melhores de cada chave, além das duas melhores terceiras avançam às oitavas de final. As duas vagas restantes do mata-mata são definidas a partir de um playoff com as outras quatro duplas que terminaram em terceiro lugar em seus grupos.
Já classificadas de forma prévia para as oitavas de final, as brasileiras decidirão o primeiro lugar do grupo contra Gottardi/Menegatti. O jogo acontecerá na próxima quinta-feira (1º), às 20h (horário de Brasília). Garantir a liderança da chave pode assegurar um bom chaveamento no mata-mata.