Siga o OTD

Paris 2024

Marquinhos vai às 8as e iguala resultado histórico no tiro com arco

Marquinhos vence as duas primeiras eliminatórias e está nas oitavas, igualando resultado histórico do país no tiro com arco

Marcus D'Almeida tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
Miriam Jeske/COB

Paris – Um dos principais nomes da delegação brasileira nos Jogos de Paris, Marcus D’Almeida, está nas oitavas de final do torneio de simples do tiro com arco. Ele venceu os dois confrontos que fez nesta terça-feira (30) na Esplanade des Invalides, pela primeira e segunda rodadas da chave eliminatória no individual masculino. Primeiro bateu o ucraniano Mykhailo Usach em a seguir, o japonês Fumiya Saito.

+ Confira o Guia dos Jogos

Com isso, Marcus D’Almeida já iguala a melhor campanha da história do Brasil no tiro com arco em Jogos Olímpicos. São nonos lugares, um dele mesmo em Tóquio 2020 e outro de Ane Marcelle na Rio-2016. Agora, em Paris, Ana Luiza Caetano chegou nas oitavas e, portanto, também garantiu pelo menos o nono lugar. Assim como Marquinhos, Ana Luiza segue viva na disputa, do individual feminino.

Marcus D'Almeida tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
(Miriam Jeske/COB)

Sexta, sábado e domingo

A disputa por uma vaga entre os oito melhores no masculino será no domingo (4), dia também das quartas, semifinais e das disputas por medalhas. As mulheres decidem tudo um dia antes, no sábado (3). Na sexta-feira (2), os dois jogam o torneio de duplas mistas. Começa pelas oitavas e eles enfrentam os mexicanos Alejandra Valencia e Matias Grande. Nos individuais, Marquinhos pega o sul-coreano Kim Woojin. O de Ana Luiza ainda não está definido.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Duas vitórias

Marcus D’Almeida começou tomando um susto do ucraniano Mykhailo Usach. O combate eliminatório é dividido em cinco rodadas de três flechas cada, para cada arqueiro. Quem vencer a rodada soma dois pontos e o empate vale um. Usach levou a primeira com três flechas de dez pontos e fez 2 a 0. Na segunda rodada, vinha vencendo com mais duas flechas no centro do alvo. Ou seja, em cinco flechas, marcou 50 pontos. Porém, na última, o ucraniano errou e deu brecha para Marcus vencer a segunda rodada e empatar o duelo em 2 a 2 Dali em diante, o brasileiro dominou e fechou em 6 a 2.

Contra japonês Fumiya Saito, Marquinhos não deu chances. Primeiro abriu 4 a 0 com quatro das seis flechas na marca de 10 pontos. Na terceira rodada, empate em 30 a 30, ou seja, os dois atletas acertaram as três flechas na pontuação máxima. Na quarta rodada, porém, Marquinhos fechou com um 28 a 26.

Marcus D'Almeida tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada
(Miriam Jeske/COB)

Líder do ranking

Marcus D’Almeida chegou na Olimpíada com líder do ranking mundial, primeiro brasileiro a atingir esse posto, e campeão da final da Copa do Mundo do ano passado. Paris é a terceira participação olímpica do brasileiro. Na Rio-2016 ele foi eliminado na primeira rodada eliminatória e ficou em 33º lugar.

Bom começo

No ranqueamento do tiro com arco de Paris, fase que antecede a eliminatória, Marcus D’Almeida conseguiu o melhor resultado dele em Jogos Olímpicos, somou 673 pontos e terminou na 17ª posição. O ranqueamento define o chaveamento do mata-mata com melhor ranqueada enfrentando a pior, a segunda melhor pega a segunda pior e assim por diante.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024