8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Ana Luiza iguala resultado histórico no tiro com arco

Brasileira derrotou eslovena e malaia em duas viradas, a segunda no tiro de ouro, para avançar às oitavas de final do torneio de simples feminino dos Jogos Olímpicos

Ana Luiza Caetano tiro com arco paris 2024 Olimpíada Jogos Olímpicos
(Miriam Jeske/COB)

Paris – A brasileira Ana Luiza Caetano avançou para as oitavas de final do tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela venceu os dois confrontos que fez nesta terça-feira (30) na Esplanade des Invalides, capital francesa, válidos pela primeira e segunda rodadas da chave eliminatória de simples. Primeiro bateu a eslovena Zana Pintaric por 6 a 2 e depois a malaia Syaqiera Mashayikh por 6 a 5.

+ Confira o Guia dos Jogos

Com o resultado, Ana Luiza Caetano já iguala a melhor colocação de um brasileiro do tiro com arco na história da Olimpíada, o nonos lugares de Ane Marcelle dos Santos, na Rio-2016, e de Marcus D’Almeida, em Tóquio-2020. A brasileira volta a competir no sábado (3) nas oitavas de final, data também das quartas, semifinais e disputas das medalhas da modalidade em Paris 2024.

Duas viradas

Ana Luiza Caetano precisou de duas viradas para se manter viva na competição. Primeiro, contra Pintaric, perdeu a primeira rodada por 29 a 26, depois venceu por 27 a 25, depois novamente 27 a 25, e 28 a 27 na quarta rodada para sacramentar a vitória. Contra Mashayikh, foram dois empates nas duas primeiras rodadas, em 27 e em 28, depois a malaia venceu por 28 a 24, novo empate em 27 na quarta rodada e vitória de Ana Luiza por 29 a 24 na quinta. Assim, a definição foi para o tiro de ouro, ou seja, uma flecha para cada uma, e a brasileira venceu por 9 a 8.

Ranqueamento da vida

No ranqueamento do tiro com arco de Paris, fase que antecede a eliminatória realizada na quinta-feira (25), Ana Luiza Caetano conseguiu o melhor resultado da vida dela em competições internacionais, somou 660 pontos e terminou na 19ª posição. O ranqueamento define o chaveamento do mata-mata com melhor ranqueada enfrentando a pior, a segunda melhor pega a segunda pior e assim por diante.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Duplas e Marquinhos

Ana Luiza Caetano ainda joga as duplas mistas ao lado de Marcus D’Almeida. Será na sexa-feira (2). Antes, ainda nesta terça, Marquinhos, líder do ranking mundial, entraria na linha de tiro para competir na fase eliminatória do individual masculino.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024