Paris – A prova masculina do triatlo, que tem o trecho da natação programado para o Rio Sena, foi adiada. O evento ocorreria às 3h (horário de Brasília) desta terça-feira. No entanto, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris detectou que a água do Rio não está apropriada para banho.
Segundo os organizadores, as chuvas intensas que caíram em Paris no último fim de semana prejudicaram as condições do Rio. Desta forma, o evento foi adiado para quarta-feira (31), para 5h45. A prova feminina vai ocorrer no mesmo dia e teve o horário preservado para as 3h.
O nível de qualidade da água vai ser aferido novamente antes das provas. Caso seja detectada nova inaptidão, o plano A é manejar o triatlo para o dia 2 de agosto. Se o problema persistir nesta data, o plano B é transformar a competição em duatlo. Nesse caso, os 1500m de natação serão substituídos por mais 5 km.
As baterias de treino no rio, previstas para a última segunda-feira já haviam sido canceladas por conta das condições do Sena.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Poucas semanas antes do início da Olimpíada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a ministra do esporte Amélie Oudéa-Castéra nadaram no rio para reforçarem que ele está apto para o banho.
A despoluição do Sena é tida como um dos principais legados dos Jogos. A França investiu o equivalente a cerca de R$ 8 bilhões a fim de que o local esteja apto para banho. Faz 100 anos que é proibido nadar no rio que é um dos símbolos de Paris.
O triatlo tem 56 atletas em cada uma das provas individuais. O Brasil é representado por Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold.
A prova do revezamento misto está programada para o dia 5 de agosto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK